UAlg passa a integrar Universidade Europeia dos Mares

A proposta da Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), coordenada pela Universidade de Cádis, foi avaliada positivamente, obtendo o apoio e financiamento de 14,400,000 euros da Comissão Europeia (ERASMUS+) para mais quatro anos. A principal novidade é a incorporação de três novos parceiros, entre os quais a Universidade do Algarve.
Share
 

A proposta agora aprovada, SEA-EU 2.0, conseguiu a renovação da aliança, o que é um sucesso para todo o consórcio, agora oficialmente formado por nove universidades: Universidade de Cádis (Espanha), que coordena, Universidade da Bretanha Ocidental (França), Universidade de Kiel (Alemanha), Universidade de Gdansk (Polónia), Universidade de Split (Croácia), Universidade de Malta (Malta), Universidade de Nápoles Parthenope (Itália), Universidade do Algarve (Portugal) e Universidade de Nord (Noruega).

A Universidade Europeia dos Mares conseguiu renovar este selo e o financiamento através de uma proposta intitulada "SEA-EU FOR ALL", uma evolução do que a Aliança tem vindo a desenvolver nos seus três primeiros anos de vida, desde 2019, quando embarcou no caminho para a transformação do Ensino Superior, através de um “Super Campus” formado até agora por seis universidades.

Este campus transnacional, agora com nove universidades e mais de 20 cidades envolvidas, acolhe mais de 150 mil estudantes e 18 mil colaboradores que irão beneficiar dos objetivos que estão no centro desta proposta. Mais mobilidade para todos, inclusão, multilinguismo e desenvolvimento pessoal e profissional, disponíveis devido a uma ampla rede de recursos compartilhados.

Nas suas primeiras declarações, o reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, considera que “o projeto de criação das Alianças das Universidades Europeias marcará o futuro do ensino superior no espaço europeu, assim como na UAlg”.

A nível regional, a SEA-EU conta também com os seguintes parceiros associados: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve); Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL); Docapesca - Portos e Lotas; Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Associação para uma Aquacultura Sustentável e Inteligente (S2AQUA )- Laboratório Colaborativo; Centro Ciência Viva do Algarve (CCV Algarve), Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (SCIAENA), Águas do Algarve; e Região de Turismo do Algarve (RTA).

Esta é, sem dúvida, uma grande notícia para a Universidade do Algarve e para a região, que reforçam, assim, o seu compromisso europeu e a sua ligação internacional ao mar.

Mais informações sobre a Universidade Europeia dos Mares https://sea-eu.org/

Consultar press kit

Relacionadas