Apresentação
O curso de Biologia é um curso de banda larga, tendo como área predominante a Biologia, mas o curso oferece alternativas mais especializadas, apresentando um ramo em Biologia e outro em Biologia e Geologia. O curso oferece um conhecimento multidisciplinar e uma forte componente prática. A formação fornecida por este curso é similar à que se ministra internacionalmente, tanto na Europa como nos Estados Unidos, o que também contribui para a eficácia da mobilidade dos estudantes.

Objetivos

São objetivos do curso dotar os alunos de conhecimento teórico, adequado para a análise e compreensão da complexidade dos sistemas biológicos, e, simultaneamente de uma sólida formação técnica.

Competências

Formação teórica multidisciplinar e conhecimento prático que permitem estudar e intervir em diferentes níveis de organização da Biologia: molecular, celular, fisiológico e ecológico.

Fornece ferramentas que capacitam a construção do conhecimento científico. Deste modo, pretende-se promover um desempenho competitivo, alargando as saídas profissionais ao nível de 1.º ciclo e conferindo competências para uma especialização ao nível de 2.º ou 3.º ciclos em diversas áreas das Ciências Biológicas.

Legislação Aplicável

O curso foi em criado em 2006 já adequado a Bolonha (Deliberação n.º 1199/2006, publicada no DR, 2ª s, n.º 176, de 12 de setembro) e alterado em 2012 (Despacho n.º 8427/2012, DR, 2ª série, n.º 120, de 22 de junho), em 2015 (Aviso n.º 12045/2015, publicado no DR, 2º s, n.º 205, 20 de outubro) e em 2020 (Aviso nº 10231/2020, publicado no DR, 2ª s, nº 132, 9 de julho).

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de concurso nacional e concursos especiais.
Documento
 
Saídas Profissionais
  • Técnico da natureza (câmaras municipais, parques naturais, áreas protegidas, quintas pedagógicas, parques zoológicos e botânicos, guias de natureza)
  • Técnico de laboratório (microbiologia, indústria farmacêutica e hospitalar, histologia, indústria biotecnológica, manutenção de biotérios, diagnóstico molecular, ensino universitário e investigação científica)
  • Técnico comercial (instrumentação para laboratório, reagentes químicos e moleculares para laboratório e produtos farmacêuticos)
  • Bioempreendedores nas áreas do ambiente, biotecnologia, biociências, ecoturismo, produção animal e vegetal
  • Editores e jornalistas de ciência
  • Acesso a mestrados de formação de professores do ensino básico e secundário