UAlg visita São Tomé e Príncipe no âmbito de vários projetos de cooperação
As instituições visitadas foram a Universidade de São Tomé e Príncipe, a Direção das Pescas, a Organização Não Governamental (ONG) Mar, Ambiente e Pesca Artesanal (MARAPA) e o programa TATÔ. Foram apresentados vários projetos onde a UAlg participa em São Tomé e Príncipe, nomeadamente: o projeto MARAFRICA (AGAKHAN/FCT), que associa ao novo mestrado profissional em Biodiversidade, Pescas e Conservação Marinhas (Mar@SOUTH); o projeto BLUE ROUTE (EEA GRANT), que pretende reposicionar Portugal, em associação com a Noruega, ao longo das rotas marítimas, através da coprodução de conhecimento azul; e o projeto LITTLEFISH-STP (AGAKHAN/FCT), que visa desvendar o ciclo de vida do peixinho, um importante recurso pesqueiro e uma espécie emblemática que sobe cascatas para depositar os ovos em altitude nas montanhas da ilha.
Alexandra Teodósio, vice-reitora para a Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável e coordenadora do projeto BLUE ROUT, e Vânia Baptista, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e coordenadora do projeto LITTLEFISH-STP, integraram a equipa da UAlg, que se juntou aos profissionais das instituições locais, que também fazem parte dos referidos projetos.
Foram apresentadas futuras áreas de colaboração com a UAlg, associadas ao desenvolvimento das ciências do mar e da aquacultura, bem como da qualidade de vida e empoderamento de mulheres e raparigas naquele país.
Durante a visita realizou-se uma reunião com o ministro da Agricultura e Pescas, Francisco Martins dos Ramos, onde se discutiram novas formas de colaboração na área da capacitação avançada dos quadros técnicos deste país com a Universidade do Algarve. Um protocolo geral cooperação entre as duas instituições está já acordado e outros acordos específicos serão desenvolvidos com as faculdades e escolas da UAlg.
Foram ainda realizadas várias visitas a comunidades piscatórias locais e reuniões com os chefes comunitários.
No âmbito do projeto Blue Route EEA Grants, coordenado pela UAlg, foi também divulgada a oferta de formação avançada da Universidade na área do crescimento azul sustentável.