UAlg visita São Tomé e Príncipe no âmbito de vários projetos de cooperação

Uma equipa da Universidade do Algarve visitou São Tomé e Príncipe, de 7 a 18 de maio, com o intuito de desenvolver atividades de cooperação no âmbito dos projetos em curso e propor mais parcerias na área do capacitação avançada e investigação. Durante a visita realizou-se uma reunião com o ministro da Agricultura e Pescas, Francisco Martins dos Ramos, onde também se discutiram novas formas de colaboração.
Share
 

As instituições visitadas foram a Universidade de São Tomé e Príncipe, a Direção das Pescas, a Organização Não Governamental (ONG) Mar, Ambiente e Pesca Artesanal (MARAPA) e o programa TATÔ. Foram apresentados vários projetos onde a UAlg participa em São Tomé e Príncipe, nomeadamente: o projeto MARAFRICA (AGAKHAN/FCT), que associa ao novo mestrado profissional  em Biodiversidade, Pescas e Conservação Marinhas (Mar@SOUTH); o projeto BLUE ROUTE (EEA GRANT), que pretende reposicionar Portugal, em associação com a Noruega, ao longo das rotas marítimas, através da coprodução de conhecimento azul; e o projeto LITTLEFISH-STP (AGAKHAN/FCT), que visa desvendar o ciclo de vida do peixinho, um importante recurso pesqueiro e uma espécie emblemática que sobe cascatas para depositar os ovos em altitude nas montanhas da ilha.

Alexandra Teodósio, vice-reitora para a Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável e coordenadora do projeto BLUE ROUT, e Vânia Baptista, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e coordenadora do projeto LITTLEFISH-STP, integraram a equipa da UAlg, que se juntou aos profissionais das instituições locais, que também fazem parte dos referidos projetos.

Foram apresentadas futuras áreas de colaboração com a UAlg, associadas ao desenvolvimento das ciências do mar e da aquacultura, bem como da qualidade de vida e empoderamento de mulheres e raparigas naquele país.

Durante a visita realizou-se uma reunião com o ministro da Agricultura e Pescas, Francisco Martins dos Ramos, onde se discutiram novas formas de colaboração na área da capacitação avançada dos quadros técnicos deste país com a Universidade do Algarve. Um protocolo geral cooperação entre as duas instituições está já acordado e outros acordos específicos serão desenvolvidos com as faculdades e escolas da UAlg.

Foram ainda realizadas várias visitas a comunidades piscatórias locais e reuniões com os chefes comunitários.

No âmbito do projeto Blue Route EEA Grants, coordenado pela UAlg, foi também divulgada a oferta de formação avançada da Universidade na área do crescimento azul sustentável.

São Tomé

Reunião em São Tomé

 

Relacionadas
CCC 2020: Continuity, Computability, Constructivity – From Logic to Algorithms - Faro (Portugal) - August 31 –...
Share