Apresentação
O mestrado em Biodiversidade, Pescas e Conservação Marinha, que conta com a parceria do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) do Algarve, é o primeiro mestrado profissional desta área em Portugal. Este mestrado é vocacionado para a promoção da aprendizagem ao longo da vida e nasce pela necessidade de promover no mercado de trabalho, profissionais com conhecimentos e competências técnicas em áreas ligadas à gestão do meio marinho e costeiro e à utilização de informação científica para assegurar o desenvolvimento sustentável e a conservação de espécies e habitats para benefício da humanidade e do equilíbrio dos ecossistemas.

Objetivos

  • Desenvolvimento de competências que ajudem na progressão e inovação profissionais em áreas que impliquem a utilização de informação biológica e oceanográfica para a compreensão, gestão e conservação da biodiversidade marinha e suas interações com as pescas e alterações globais
  • Dar resposta a necessidades e lacunas de experiência identificadas por entidades empregadoras nestas áreas e em regiões com as quais a Universidade do Algarve tem ligações, parcerias e projetos de investigação
  • Focar medidas de conservação e de gestão sustentável de atividades de exploração da biodiversidade marinha, conservação, mitigação e restauro de espécies e habitats marinhos ameaçados, e integração de previsões de efeitos de alterações climáticas e outras alterações ambientais

Funcionamento

Este curso será desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e em instituições parceiras que desenvolvem atividades de ensino graduado, entidades empregadoras, e outras instituições públicas e privadas que operam nas áreas da gestão sustentável da biodiversidade, pescas e conservação costeira e marinha. O estágio profissional pode ser desenvolvido nas entidades empregadoras dos estudantes ou noutras instituições adequadas aos objetivos do treino profissional. A parte letiva do curso será prática e muito focada nas necessidades do mercado de trabalho, na valorização de informação disponível sobre a biodiversidade marinha e costeira e na obtenção de novos dados que permitam estabelecer linhas de base e avaliar a sua evolução, em apoio a tomadas de decisão fundadas cientificamente para garantir a gestão sustentável do litoral e do meio marinho.

Competências

Conhecimentos sobre a composição, estatuto, variabilidade e cartografia de biodiversidade e habitats marinhos, e, em simultâneo, a sua aplicação no planeamento de atividades profissionais.

 

Legislação

Este curso foi criado em 2022 ( Despacho n.º 5740/2022 - Diário da República n.º 91/2022, Série II de 2022-05-11 )

Propina anual e taxas 2022/2023

Candidatos nacionais: 1100 Euros

Candidatos internacionais**: 4000 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

*de acordo com o Decreto-lei n.º 36/2014, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

*os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.59/2022).

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"