Apresentação
O curso de 1.º ciclo em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão oferece uma sólida formação nas áreas fundamentais da Matemática que são da maior relevância para a resolução de problemas concretos da Economia e da Gestão e resulta de uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e a Faculdade de Economia (FE).

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e a Faculdade de Economia (FE) são duas unidades orgânicas de ensino e investigação com um corpo docente altamente qualificado que garante a qualidade deste ciclo de estudos.
É incentivada a participação dos estudantes em atividades extracurriculares e a aprendizagem da língua inglesa para facilitar os contactos com os estudantes estrangeiros e  potenciar as oportunidades de mobilidade internacional.
A FCT e a FE têm uma relação de grande proximidade com o meio empresarial e entidades públicas, regionais e nacionais.

Objetivos

Formar quadros técnicos dotados com ferramentas analíticas e computacionais exigidas pelo mercado dinâmico e global é o principal objetivo.

Competências

Procura-se dotar os licenciados de uma formação que permita o ingresso em 2.º ciclos de estudos especializados em áreas que necessitem de uma forte componente em Matemática, com utilização de meios computacionais adequados, em particular nas de Economia do Turismo, Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais, Gestão Estratégica das Organizações, Gestão de Operações, Marketing, Contabilidade, Finanças e afins.

Legislação Aplicável

A licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão foi criada em 2017 (Despacho no. 5821/2017, DR, 2.ªs, n.º 126, 3 de julho de 2017), foi alterada em 2019 (Aviso n.º 4827/2019, pub DR, 2.ª s, n.º 57, 21 de março de 2019) e alterada em 2020 (Aviso 10717/2020, DR, 2ª s, nº 139 de 20 de julho)

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de concurso nacional e concursos especiais.
Documento
 
Saídas Profissionais
  • Organismos governamentais
  • Empresas de consultoria
  • Bancos e seguradoras
  • Empresas de sondagens e estudos de mercado
  • Outras organizações que baseiam os seus processos de tomada de decisão na construção de modelos matemáticos para planeamento, desenvolvimento e funcionamento das suas atividades