Condições de acesso
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do doutoramento pelo conselho científico
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do doutoramento pelo conselho científico
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do número anterior tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre, ou ao seu reconhecimento.
Critérios de seriação
Os critérios utilizados na seriação dos candidatos abrangidos pelas alíneas a) e b) do ponto anterior são:
(1) Formação base adequada, refletida em licenciaturas e mestrados das áreas temáticas a que se candidata (50%);
(2) Ponderação da classificação final de curso de licenciatura pós-Bolonha (3 anos) e mestrado, ou de licenciatura com 5 anos (30%);
(3) Experiência profissional relacionada com o tema (20%).
Para os candidatos abrangidos pela alínea c) do número anterior a seriação será efectuada com base na análise da experiência profissional relacionada com o tema, articulada com e eventual realização de uma prova de entrevista (c.f., parágrafos seguintes).
Sempre que se justificar, poderá existir uma prova de entrevista, que contribuirá até um valor máximo de 40% para a classificação final.
Caso seja realizada a prova de entrevista, a contribuição dos critérios 1), 2), 3) será correspondente ao remanescente, para 100%, tendo em atenção a contribuição percentual da prova de entrevista.
Documentação necessária
1. Os candidatos ao ciclo de estudos devem formalizando a sua candidatura, ao Conselho Científico, na plataforma online.
2. A candidatura deve ser instruído com os seguintes elementos:
a) Carta de Motivação;
b) Certificado de Habilitações Académicas;
c) Curriculum vitae atualizado, incluindo uma lista de trabalhos publicados ou devidamente documentados;
d) Indicação do ramo de conhecimento e ou da especialidade, se for o caso;
e) Parecer do(s) orientador(es);
f) Plano de trabalhos da investigação proposto, subscrito pelo candidato e pelo(s) orientador(es).
g) Comprovativo do pagamento da taxa de candidatura, no valor de 100 Euros.
Candidatura on-line