Engenharia Informática

Licenciatura
Ensino Universitário
Diurno
Idioma de Lecionação
Português
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Área Temática
Engenharias e Tecnologias
 
Apresentação
Este curso oferece uma formação sólida em ciências de engenharia informática. O curso oferece uma formação comparável, em termos de resultados esperados da aprendizagem, aos das universidades nacionais com a mesma designação e aos das universidades europeias e norte-americanas, com designação correspondente à designação anglo-saxónica Computer Science, e apresenta um curriculum semelhante ao dos cursos de referência, a nível mundial, permitindo e promovendo a mobilidade académica dos alunos no espaço europeu. O curso tem uma duração de 3 anos, equivalentes a 180 ECTS, o que corresponde ao 1.º ciclo.

Objetivo

O objetivo central da licenciatura em Engenharia Informática é oferecer uma formação sólida e de banda larga em ciências de engenharia informática e em outras áreas relevantes, como a matemática e a física, satisfazendo os pressupostos do Processo de Bolonha nas suas várias vertentes, incluindo metodologias de ensino, duração dos ciclos de estudo, empregabilidade e mobilidade dos alunos.

Competências

Capacidade para intervir nos sistemas de extração, armazenamento e disponibilização de grandes volumes de informação, desenvolvimento de aplicações e serviços, consultoria, administração de sistemas, análise; programação; gestão de redes, de sistemas de informação e de bases de dados e ainda programar em aplicações distribuídas na internet.

Legislação Aplicável

A Universidade do Algarve oferece formação em Informática desde 1990. A oferta formativa pré-bolonha, nesta área, foi constituída por três cursos de licenciatura: Engenharia de Sistemas e Informática (LESI); Ensino de Informática e Informática
O curso de Engenharia Informática foi adequado a Bolonha em 2007 (Deliberação n.º 1983-I/2007, publicada no DR, 2ª s, n.º 191, 3 de outubro), alterado em 2012 (Despacho 8360/2012, publicado no DR, 2ª s, n.º 119, de 21 de junho), em 2019 (
Aviso n.º 7410/2019, pub DR, 2ª s, n.º 82, 29 de abril de 2019) e em 2020 (Aviso 15104/2020, DR, 2ª s, n.º 191 de 30 de setembro).

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de concurso nacional e concursos especiais.
Documento
 
Saídas Profissionais
  • Administrador de sistemas;
  • Analista/Programador;  
  • Formador;
  • Gestor de redes;
  • Gestor de sistemas de informação e de bases de dados;
  • Programador de aplicações distribuídas na Internet;
  • Técnico de informática;
  • Técnico de segurança informática.