Silhueta de pessoa indiferenciada

Sónia Talhé Azambuja

Professor auxiliar convidado
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID externa
Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (InBIO)
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Landscape Architecture and Art History •Art History, Heritage and Restoration, History of Landscape Architecture •Landscape and Nature Iconology, Landscape Aesthetic •Conservation of Historic Gardens and Cultural Landscapes

Atividades

Atividades
2020 - 2022. Orientação. Anteprojeto do Corredor Verde do Forte de São Vicente ao Castelo, Torres Vedras.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador de João Pedro Jacinto Tomé.
2020 - 2022. Orientação. Estudo Histórico e Proposta de Reabilitação da Quinta de Valflores, Loures.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador de Maria Inês Furtado Atanásio.
2020 - 2022. Orientação. Anteprojeto de Arquitetura Paisagista do Percurso de Visita Acessível para as Ruínas da Villa Romana de Milreu, Estoi (Faro).Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Kalinca Wielewski.
2022/10/25. Apresentação oral de trabalho. Classificação dos Jardins Históricos de Portugal: um Estudo e uma Proposta - Estudo de caso nível local: o concelho de Sintra. Conferência AJH - Jardins Históricos de Portugal: a sua proteção e classificação. Associação Portuguesa de Jardins Históricos (Queluz, Portugal).
2022/10/14. Apresentação oral de trabalho. Reflexões sobre o Simbolismo das Plantas e dos Animais na Pintura Portuguesa dos Séculos XV a XVII. Simpósio História da Arte Hoje - Modus Operandi . Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2018 - 2019. Orientação. Do terrain vague ao desenho de ecossistemas urbanos - planeamento ecológico da vegetação urbana. Caso prático: Arborinho e Espaço envolvente do antigo Gabinete Real de História Natural da Ajuda, Jardim Botânico da Ajuda.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Ana Rita Barreto Simões.
2017 - 2018. Orientação. Os três jardins botânicos de Lisboa. A diversidade arbórea do século XVIII ao século XXI.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Andreia Sousa.
2017 - 2018. Orientação. Usos e vivências de dois parques na zona norte de Lisboa: conexão entre a Quinta das Conchas e dos Lilases e o Parque do Vale Grande.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Ana Sofia Beles.
2017 - 2018. Orientação. Análise histórico-artística do Mosteiro de São Dinis de Odivelas e contributos para a recuperação da flora dos jardins dos seus claustros.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Ana Margarida Cabral Mendes de Matos.
2016 - 2017. Orientação. Metodologia e estratégias de requalificação do espaço público urbano do município de Oeiras. Caso de estudo: Figueirinha, Oeiras.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Mafalda Caneira.
2015 - 2016. Orientação. Estudo da presença da Ordem de Cister em Portugal e a sua relevância para a Arquitetura Paisagista. Caso de estudo: Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Mariana Martins Tomé.
2014 - 2015. Orientação. Parque Botânico do Monteiro-Mor, Lisboa: contributo para o seu plano de gestão e de manutenção.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Coorientador de Joana Ferreira Fournier Costa.
2014 - 2015. Orientação. O projeto de arquitetura paisagista em sítios arqueológicos. Caso de estudo: Cividade de Terroso.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Ana Teresa Carneiro Gomes.
2014 - 2015. Orientação. O corpo na paisagem. Fragmentos de arte e natureza.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Tiago Alexandre Mendes Pires.
2014 - 2015. Orientação. Contributos para o inventário e caracterização das Quintas por terras saloias. Caso de estudo: as Quintas da Freguesia de Loures.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Maria José Pereira de Almeida Cachaço.
2014 - 2015. Orientação. Análise e interpretação de obras de arquitectura paisagista de Manuel de Sousa da Câmara (1929-1992).Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Andreia Filipa Fernandes Gomes Cunha.
2013 - 2014. Orientação. Bases para o plano diretor de restauro da cerca do Convento dos Capuchos, Sintra.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Andreia Filipa Oliveira Leite.
2013 - 2014. Orientação. Os planos de urbanização dos bairros da Encarnação e Olivais. O modernismo, a expansão da cidade de Lisboa e a Arquitetura Paisagista.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Coorientador de Ana Raquel Fernandes Gomes Cunha.
2013 - 2014. Orientação. Quinta da Penha Longa. Análise e requalificação dos jardins.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2012 - 2013. Orientação. Estudo histórico-artístico e proposta de plano diretor de restauro para a Quinta do Alto, Faro.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Mariana Cavaco Félix Guerreiro Costa.
2012 - 2013. Orientação. Estratégias de gestão e de conservação para a paisagem cultural de Sintra, Património Mundial.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Ana Filipa Rodrigues Moreira Leite.
2012 - 2013. Orientação. As árvores ornamentais introduzidas nos jardins de Lisboa: uma perspectiva histórica (séc. 18-19).Arquitetura Paisagista (Mestrado). Coorientador de Melanie Elisabeth Ferreira Rosa.
2010 - 2011. Orientação. Tapada da Ajuda - Análise e proposta de sistema de percursos e vistas.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Coorientador de Mariana Henriques da Silva de Sousa Roque.
2010 - 2011. Orientação. Paisagens culturais: memória de uma identidade colectiva para o futuro. Caso estudo: "Deserto Carmelita do Bussaco".Arquitetura Paisagista (Mestrado). Coorientador de Cláudia Marisa Correia da Costa.
2010 - 2011. Orientação. As Quintas torrejanas. Análise, interpretação e proposta de uma rota cultural e ambiental em torno do Rio Almonda.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Ana Rute Pires Cardoso.
2009 - 2010. Orientação. Proposta de optimização do sistema de vistas do Parque da Pena em Sintra.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador de Maria de Castello Branco Arriaga Cunha.

Projetos

Projetos
2016/05/01 - 2019/09/30. Ruínas e terrenos vagos nas cidades portuguesas: explorando a vida obscura dos espaços urbanos abandonados e propostas de planeamento alternativo para a cidade perfurada, 3599-PPCDT. Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território; Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos; Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura; Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia; Universidade do Minho.
2011/02/01 - 2014/07/31. LX GARDENS - Jardins e Parques Históricos de Lisboa: estudo e inventário do património paisagístico, 3599-PPCDT. Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia; Universidade de Lisboa Centro de Ecologia Aplicada Prof Baeta Neves; Universidade do Algarve.

Produções

2022. "Characteristics of novel urban vegetation in two Portuguese urban regions". Landscape Research, 1-16. https://doi.org/10.1080/01426397.2022.2039107
Azambuja, Sónia Talhé. Curadoria da Exposição 80 Anos de Ensino de Arquitetura Paisagista em Portugal (1942-2022): Arte e Ecologia. 2022.
Azambuja, Sónia Talhé. 2022. Palestra: Plantas, Animais e Paisagem na Pintura do Renascimento em Portugal, Auditório Verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve . https://youtu.be/ic0sWFKW1XE
Azambuja, Sónia Talhé. 2022. Palestra: Flores Bíblicas na Pintura dos séculos XVI-XVII em Portugal, Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, . https://youtu.be/qqxLUVn4kmA
Azambuja, Sónia Talhé. 2021. Plantas, Animais e Paisagem. Da Iconografia à Iconologia na Pintura dos Séculos XV e XVI em Portugal. 1ª ed. Lisboa, Portugal: Scribe, ARTIS-IHA da FL/ULisboa e CML. https://scribe.pt/produto/plantas-animais-e-paisagem/
Azambuja, Sónia Talhé. 2021. "A Paisagem e a Natureza na Pintura Portuguesa dos Séculos XV a XVI". Em Fronteiras da Arquitectura Paisagista. Para além do Plano e do Projecto, editado por APAP; Fundação Serra Henriques; Sousa, Clara Ponte e (coord.), 59-63. 2021ª ed. Lisboa, Portugal: APAP/Fundação Serra Henriques.
Azambuja, Sónia Talhé. 2021. Palestra: Mistério da Pseudojoaninha na Pintura de Gregório Lopes, Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. https://youtu.be/Vwc_JVrkPs0
Azambuja, Sónia Talhé; Andresen, Teresa. 2020. "Madeira". Em Jardins Históricos de Portugal. Memória e Futuro, editado por Câmara Municipal de Lisboa, 224-237. Lisboa, Portugal: CML.
Andresen, Teresa; Antunes, Ana Catarina; Azambuja, Sónia Talhé. 2020. "Litoral Centro". Em Jardins Históricos de Portugal. Memória e Futuro, editado por Câmara Municipal de Lisboa, 158-173. Lisboa, Portugal.
Castel-Branco, Cristina; Azambuja, Sónia Talhé. 2020. "Restauro de Jardins Históricos: Teoria, Prática e Ensino (1989-2017)". Em Actas do 5.º Congresso Internacional Casa Nobre – Um Património para o Futuro, 1037-1055. Vol. II. Arcos de Valdevez, Portugal: Município de Arcos de Valdevez. https://sites.google.com/site/casanobrecongresso/actas-do-5%C2%BA-congresso-internacional-book-of-the-5th-international-congres
Azambuja, Sónia Talhé. 2020. Palestra: O Simbolismo das Plantas Autóctones na Pintura do Renascimento em Portugal, Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. https://youtu.be/0lQsUr5n1WQ
Soares, Ana Luísa; Azambuja, Sónia Talhé; Castel-Branco, Cristina. 2019. "The role of the botanic garden of Ajuda in the affirmation of the new profession of landscape architecture in Portugal". Em Lessons from the past, visions for the future: Celebrating one hundred years of landscape architecture education in Europe, 145-147. Ås, Noruega: School of Landscape Architecture, Norwegian University of Life Sciences,. https://conference.eclas.org/conference-proceedings/
Soares, Ana Luísa; Portela-Pereira, Estevão; Talhé Azambuja, Sónia; Soares, Ana Luísa; Azambuja, Sónia Talhé. 2019. "Ecologias. para um reforço da estrutura ecológica urbana". Em Ruínas e Terrenos Vagos: Explorações, Reflexões e Especulações, editado por Brito-Henriques, Eduardo; Cavaco, Cristina; labastida, marta, 32-35. Lisbia, Portugal: Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Geográficos. http://hdl.handle.net/10451/43825
Soares, Ana Luísa; SIMÕES, Ana Rita; Azambuja, Sónia Talhé; Castel-Branco, Cristina. 2018. "Paisagem e Ecologia em ruínas e terrenos vacantes". Em Landscape and ecology in ruins and vacant sites, editado por Cavaco, Cristina; Santos, João Rafael; Brito-Henriques, Eduardo, 40-49. Lisboa, Portugal: Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/36383
Portela-Pereira, Estevão; Neto, Carlos; Soares, Ana Luísa; Azambuja, Sónia Talhé; Brito-Henriques, Eduardo; Paiva, Daniel. 2018. "Ecologia dos espaços abandonados das cidades: características da sua vegetação e importância para a Biodiversidade urbana: comparação entre AML e Ave".
Portela-Pereira, Estevão; Neto, Carlos; Soares, Ana Luísa; Azambuja, Sónia Talhé. 2018. "Native versus exotic Plant species in the vacant land of four Portuguese cities: urban ecology and landscape architecture". University College Ghent, School of Arts, Landscape & Garden Architecture and Landscape Development. http://hdl.handle.net/10451/36663
Portela-Pereira, Estevão; Soares, Ana Luísa; Neto, Carlos; Azambuja, Sónia Talhé. 2018. "Espaços urbanos abandonados: características da vegetação nas cidades do Ave e da AML".
Azambuja, Sónia Talhé. 2017. A Linguagem Simbólica da Natureza. A Flora e Fauna na Pintura Seiscentista Portuguesa. Lisboa, Portugal: Scribe. https://scribe.pt/produto/a-linguagem-simbolica-da-natureza/
Soares, Ana Luísa; Azambuja, Sónia Talhé; Brito-Henriques, Eduardo; Simões, Ana Rita. 2017. "Vacant land in city: potential functional, ecological and aesthetic role in the urban landscape". University of Greenwich. http://hdl.handle.net/10451/33709
Soares, Ana Luísa; Neto, Carlos; Azambuja, Sónia Talhé. 2017. Biodiversity in ruins and vacant lands: guidelines for research. http://hdl.handle.net/10451/29917
Brito-Henriques, Eduardo; Soares, Ana Luísa; Azambuja, Sónia Talhé. 2017. "Os espaços abandonados na cidade: alternativas aos modelos convencionais de recuperação da paisagem urbana". Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/27869
Azambuja, Sónia Talhé. 2015. " A Iconografia da Natureza e da Paisagem na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI. Imagens e Significados". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10451/22524
2005. " A Linguagem Simbólica da Natureza. A Flora e a Fauna na Pintura Seiscentista Portuguesa". Mestrado. https://porbase.bnportugal.gov.pt/ipac20/ipac.jsp?session=167415D79W98T.117911&profile=porbase&source=~!bnp&view=subscriptionsummary&uri=full=3100024~!1648303~!0&ri=1&aspect=basic_search&menu=search&ipp=20&spp=20&staffonly=&term=+A+Linguagem+Simb%C3%83%C2%B3lica+da+Natureza.+A+Flora+e+a+Fauna+na+Pintura+Seiscentista+Portuguesa&index=.TW&uindex=&aspect=basic_search&menu=search&ri=1
 

Contacto