Silhueta de pessoa indiferenciada

Ana Paula Pinto Gomes da Silva

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID externa
Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Ana Paula Pinto Gomes da Silva. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Arquitetura Paisagista em 2016 pelo(a) Universidade de Lisboa e Licenciatura em Arquitetura Paisagista em 2000 pelo(a) Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Lisboa. Publicou 1 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros. Organizou 1 evento(s). Participou em 1 evento(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Naturais com ênfase em Ciências da Terra e do Ambiente. Nas suas atividades profissionais interagiu com 2 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.

Atividades

Atividades
2020/10/23. Júri de grau académico. Espaços Verdes e Justiça Ambiental na Cidade de Castelo Branco. Presidente do júri. Joana Sofia Ramos Beites (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2020/09/01 - Presente. Membro de comissão. Membro por convite do Conselho Eco-Escolas criado no âmbito da aplicação do programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, e da Educação Ambiental para a Sustentabilidade na UAlg. Membro. Universidade do Algarve.
2020/07/30. Júri de grau académico. Percurso de conetividade e interpretação da paisagem. Ligação entre a cidade de Tavira e o Pego do Inferno. Presidente do júri. Ricardo Jorge Gonçalves Neto (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2020/05/15. Júri de grau académico. Projeto de Requalificação da Praceta Dr. Francisco de Sousa Vaz: A importância dos espaços exteriores urbanos de pequena dimensão. Orientador. Hélder Manuel Gonçalves Soares (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2020/02/20 - Presente. Organização de evento. Organização da Conferência “Paisagens de Recreio: Enquadramento normativo e eficiência hídrica para o Projeto e Gestão. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. Em parceria com as empresas RainBird e FLGaspar e com a Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas (2020). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/11/28. Júri de grau académico. Contributo para o inventário de jardins históricos no Algarve. Presidente do júri. Maria Filipa São Braz Rabaça (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/11/13. Júri de grau académico. Recuperação paisagística de uma zona verde na cidade de Sines, entre o terminal de granéis líquidos e o porto de pesca. Presidente do júri. Joana Gamito Joyce Bizarro (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/11/13. Júri de grau académico. Projeto de arquitetura paisagista para a requalificação da Quinta das Hortas da Barca: Geometria sagrada e numeralogia aliada à agricultura no Alentejo . Arguente principal. David Manuel Pica Marques (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/07/26. Júri de grau académico. Estágio Profissional na Câmara Municipal de Ovar: O percurso como forma de interpretação da paisagem. Orientador. Patrícia Alves Silva (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Consultoria / Parecer. Projeto da Horta Urbana Solidária na cobertura do Mercado Municipal de Faro. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/02/02 - Presente. Orientação. Proposta de Projeto para percurso acessível de visita às ruínas de Milréu.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Coorientador.
2018/11/08 - 2018/11/09. Arbitragem científica em conferência. IV Conferência Ibérica de Ecologia da Paisagem: A Paisagem como Modelo e Infraesturutra para a Adaptação das Sociedades às Alterações Globais. Universidade do Algarve.
2018/04/26. Júri de grau académico. A Experiência Profissional do Atelier GreenFlux e Contributos para a Adoção de Práticas Sustentáveis de Projeto. Orientador. Neuza Nascimento Barbosa (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Consultoria / Parecer. Estudo sobre acessibilidade, paisagem e fruição pela comunidade das Ruínas Romanas de Milreu. .
2017 - 2017. Participação em evento. Landscape and Life: Form youth to old age: The impact of landscape in our lives. Congresso. Landscape and Life: Form youth to old age: The impact of landscape in our lives.
2017 - Presente. Orientação. Estágio Profissional na Empresa Bloom Landscaping. Prática e Caraterização Do Jardim Residencial dos empreendimentos turísticos da zona litoral-centro do Algarve. .
2017. Apresentação oral de trabalho. Tipologia do jardim residencial e biodiversidade em aldeamentos de luxo no litoral centro-algarvio. 1º Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura. Associação Portuguesa de Horticultura (APH), Associação Brasileira de Horticultura, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA – Lisboa) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Lisboa).
2017. Apresentação oral de trabalho. Visão e método: contributo da ideia de sistema na leitura e construção da paisagem contemporânea. I Colóquio Ibérico de Paisagem. IHC da FCHS da U. Nova de Lisboa (Lisboa).
2017. Apresentação oral de trabalho. A arte involuntária: Contributos de Gilles Clément e de Piet Oudolf para o uso de flora autóctone no projeto de jardins. Ciclo de Conferencia de Arquitetura Paisagista. Faculdade de Ciência e Tecnologia - U. Algarve (Faro, Portugal).
2017. Júri de grau académico. The National Ecological Network and a Land Morphology Model. An application to Portugal. Natália Sofia Canelas da Cunha (Doutoramento). Universidade de Lisboa.
2017/12/19. Júri de grau académico. Ferrovias em espaço urbano – Sua transformação em vias verdes. O caso de Vila Real de Santo António. Arguente principal. Inês Isabel Guerreiro Cavaco (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2017/12/18. Júri de grau académico. Estágio Profissional Jardins de cobertura no Dubai: Estratégias para o uso de vegetação em situações de stress hídrico. Orientador. Liliana Guerreiro do Vale (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2017/07/27. Júri de grau académico. Estágio profissional no atelier Bloom Landscaping: Prática e caracterização do jardim residencial dos empreendimentos turísticos da zona Litoral-Centro do Algarve. Orientador. Inês Isabel Colaço Batista João (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2017/06/07. Júri de grau académico. Proposta de recuperação do parque Dr. França em Portel. Arguente principal. Luís Carlos Ferreira Caixeiro (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2017/05/03 - 2017/05/05. Arbitragem científica em conferência. Conferência Internacional “Landscape and Life. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
2016 - 2016. Organização de evento. Seminário Internacional em Paisagem Resilientes: Conceitos e Estratégias para a construção (). FCT-UALG.
2016/12/16. Júri de grau académico. Piscinas com tratamento biológico. Projetos de arquitetura paisagista para equipamentos públicos e privados. Arguente principal. Filipe Mateus Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2016/03/11 - 2016/03/11. Arbitragem científica em conferência. Seminário Internacional em Paisagem Resilientes: Conceitos e Estratégias para a construção. Universidade do Algarve.
2015 - Presente. Orientação. Estágio de Arquitetura Paisagista na Divisão de Planeamento e Projeto da C.M. .
2001/01 - Presente. Membro de associação. Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas.

Projetos

Projetos
2019/07/30 - 2019/11/15. MOBI 20-XXI, Fundo Ambiental. Investigador. Universidade do Algarve.
2021/10/08 - 2022/10/08. Projeto Semente, Bairros Saudáveis. Investigador. Universidade do Algarve.
2020/07/01 - 2020/09/30. Estudo e Proposta de Plano de Ordenamento de Propriedade privada localizada em Vale de França. Investigador responsável. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2018/02/01 - 2019/06/30. Estudo biomecânico e do estado fito-sanitário/vegetativo de 56 Choupos no espaço público urbano da Vila de São Brás de Alportel. Investigador. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Produções

Gomes, Gonçalo D.; Batista, Desidério; Silva, Paula G.. 2022. "Changing Scales: Greenways From Region To Place – The Case Of The Algarve, Portugal". Em Proceedings of the Fábos Conference on Landscape and Greenway Planning: Vol. 7: Iss. 1, Article 65-Article 65.
Silva, Patricia Alves; Silva, Paula Gomes da. 2021. "Percorrer, observar e intervir: uma proposta metodológica para o projeto de percursos de usufruto e interpretação da paisagem ". Em Estudos de Paisagem, editado por Pedro Fidalgo. Lisboa, Portugal.
Silva, Paula Gomes da. 2020. Projeto de Execução de Arquitetura Paisagista da Empreitada de Requalificação dos Arruamentos Envolventes aos Pavilhões de Alvenaria do Campus de Gambelas. Coordenou e elaborou o projeto de arquitetura paisagista. Candidatura ao Programa Operacional Regional do Algarve no âmbito do CRESC Algarve.
João, Inês Isabel; Silva, Paula Gomes da; Monteiro, José António. 2019. "Tipologia do jardim residencial e biodiversidade em aldeamentos de luxo no litoral-centro algarvio". Em A Produção do Conhecimento nas Ciências Agrárias e Ambientais , 145-156. Vol. 5. Ponta Grossa, Brasil: Atena Editora. https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/13432
Gomes da Silva, Paula. 2018. "Creativity and Ecology: A Decade of Contributions for the Design of Sustainable Landscapes (1999-2010)". Landscape architecture and art, 12 (12): 43-51. https://doi.org/10.22616/j.landarchart.2018.12.04
Silva, Paula Gomes da. 2018. "Mapear os sistemas para projetar a paisagem: Contributos para a integração da visão sistémica na Análise da paisagem". Em Valoración y Regeneración del Paisaje Transfronterizo, 154-165. 1ª ed. Málaga, Espanha: Recolectores Urbanos Editorial. https://outarquias.files.wordpress.com/2019/06/valoracion-y-regeneracion-paisaje-transfronterizo.pdf
Silva, Paula Gomes da. 2018. Projeto de Arquitetura Paisagista para a Ampliação do Estacionamento Sudoeste do Campus de Gambelas. Coordenou e elaborou o projeto de estudo prévio comparativo de duas soluções para ampliação da área de estacionamento no Campus de Gambelas..
Silva, Paula Gomes da. 2017. "Visão e Método: Contributo da ideia de sistema na leitura e construção da paisagem contemporânea". Em Estudos de Paisagem, editado por Pedro Fidalgo, 63-82. Lisboa, Portugal: Instituto de História Contemporânea da Fac. de Ciên. Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. https://drive.google.com/drive/folders/0B8HJdE_6F1r-N0RpX1ZEX3RNQkU
Silva, Paula Gomes da; Azambuja, Sónia Talhé. 2016. Projeto e atividade “Jardim Romano" no âmbito do evento “Do saber ao bem-estar: uma nova bioexperiência romana.
Silva, Paula Gomes da. 2013. "Natureza, ecologia e cultura: Natureza, ecologia e cultura". Em Filosofia e Arquitectura da Paisagem: Um Manual, editado por Adriana Veríssimo Serrão, 291-302. Lisboa, Portugal: Centro De filosofia da universidade de lisboa.
 

Contacto