Silhueta de pessoa indiferenciada

Carlos Otero Silva

Professor Adjunto
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Carlos Otero Águas da Silva. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais em 2016/07/05 pelo(a) Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Mestrado em Recursos Hídricos em 2007 pelo(a) Universidade do Algarve, Licenciatura em Engenharia Civil - Construção em 1997 pelo(a) Universidade do Algarve e Bacharelato em Bacharelato em Engenharia Civil em 1994 pelo(a) Universidade do Algarve. É Professor Adjunto no(a) Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Diretor de Curso da Licenciatura em Engenharia Civil no(a) Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Presidente da comissão de creditação de competências da Licenciatura em Engenharia Civil no(a) Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Representante da Licenciatura em Engenharia Civil no Conselho Pedagógico no(a) Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Membro do Departamento de Engenharia Civil no Conselho Consultivo do Instituto Superior de Engenharia no(a) Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia e Membro de laboratório de prestação de serviços (Gestor Administrativo e Financeiro do Laboratório de Engenharia Sanitária) no(a) Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia. Publicou 1 artigos em revistas especializadas. Organizou 1 evento(s). Participou em 1 evento(s). Orientou 1 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Orientou 3 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Civil e Ciências Naturais com ênfase em Ciências da Terra e do Ambiente. Nas suas atividades profissionais interagiu com 17 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Equações de vazão; Soleira espessa do tipo WES; Ressalto hidraúlico livre; Ressalto hidraúlico submerso; Comporta; Comporta plana vertical; Broad-crested weir; Flow equations; Free and submerged hydraulic jump; Gate; Sluice gate; Teses; Recursos hídricos; Modelos integrados; Escoamento superficial; Environmental impact assessment; Portugal; air; green construction; industrial park; monitoring; noise; pollution; water; .

Atividades

Atividades
2021/12/15. Júri de grau académico. Fatores que Influenciam o Tratamento de Efluentes em Fito-ETARs de Leito de Macrófitas. Estudo de Caso: ETARs do Conselho de Aljezur. Presidente do júri. Gessica Arianny da Silva Lopes (Mestrado). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2021/11/18 - 2021/11/18. Outro júri / avaliação. Membro do júri de reconhecimento de nível de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, ao grau de licenciado, requerido por Gervásio dos Santos Soares (66/RN/UALG/147/2021).. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2021/10/28. Júri de grau académico. Reutilização de Águas Residuais Urbanas para Usos Não Potáveis no Concelho de Évora. Presidente do júri. Marília de Jesus Patinha Marques Serol (Mestrado). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2021/10/21. Júri de grau académico. Implementação de uma Blue-Green Infrastructure no Jardim das Comunidades em Almancil - Loulé, Faro. Arguente principal. Carla Margarida Martins dos Santos (Mestrado). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2021/09/10. Júri de grau académico. Estudo das Perdas Aparentes por Erros de Medição na Rede de Distribuição de Beja. Arguente principal. Pedro Miguel dos Santos Rodrigue (Mestrado). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2021/05/04 - 2021/05/07. Organização de evento. Cursos de especialização: EPANET integrado com GISWATER (on-line) (2021). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia; Giswater Association.
2021/04/20 - 2021/04/23. Organização de evento. Cursos básicos: Introdução ao GISWATER (on-line) (2021). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia; Giswater Association.
2021/04/06 - 2021/04/09. Organização de evento. Curso de Introdução ao QGIS (on-line) (2021). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia; Giswater Association.
2021/04/01 - 2021/04/01. Organização de evento. Jornadas técnicas GISWATER - UAlg 2021 - webinar, com a participação como oradores de Brauli Moreno, presidente da Giswater Association e gerente da empresa SABEMSA; Xavier Torret, sócio da empresa BGEO; Josep Lluís Sala, tesoureiro da Giswater association e sócio da empresa BGEO; Albert Bofill, Analista GIS na empresa BGEO; Soraia Almeida, técnica superior na empresa Inframoura, E.M. (2021). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia; Giswater Association; SABEMSA Serveis i Aigües de Barcerá - Empresa Municipal, SA; B'GEO Open Gis & Water Solutions; Inframoura - Empresa de Infraestruturas de Vilamoura, E.M..
2019/03/31 - 2021/03/10. Orientação. Gestão de Ativos Infraestruturais – Análise Multicritério para Priorizar Investimentos nas Condutas Adutoras do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.Mestrado Engenharia Civil (Mestrado). Orientador.
2020/12/10 - 2020/12/10. Outro júri / avaliação. Membro do júri de reconhecimento de nível de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, ao grau de licenciado, requerido por Joelson Nunes Kizila (66/RE/UALG/120/2020).. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2020/12/03 - 2020/12/03. Outro júri / avaliação. Menbro do júri de reconhecimento específico de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, ao grau de licenciado em Engenharia Civil, requerido por Anderson Vaz Aguiar (66/RE/UALG/63/2020).. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2020/04/20 - Presente. Outro júri / avaliação. Membro do painel de Avaliação da Universidade do Algarve para definir a ponderação dos
métodos de seleção e dos critérios de apreciação e elaborar o aviso de abertura do concurso
para a atribuição de uma bolsa de licenciado do Projeto H2020-SMEInst-2, Number 756971
ALGAMATER - Using microalgae bioreactor technology to deliver the world’s most cost-
effective, energy-efficient, and adaptable system for the treatment of toxic industrial and
landfill wastewater, a desenvolver no Laboratório de Engenharia Sanitária do ISE.. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2020/02/07 - 2020/02/07. Outro júri / avaliação. Membro do júri de reconhecimento específico de graus académicos e diplomas de ensino
superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, ao grau de licenciado em
Engenharia Civil, processo 66/RE/UAL/21/2019, requerido por Pablo Alexander Del Rosario
Castejon. . Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2019/10 - Presente. Participação em evento. Participação no comité cientifico do INCREASE2019 - International Congress on Engineering and sustainability in the XXI century; UAlg, Faro.. Congresso. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2018/12/21. Júri de grau académico. Modelação e calibração hidráulica da rede de abastecimento de água de Reguengos de Monsaraz. Arguente principal. Paulo Jorge Delgado Chaveiro (Mestrado). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2017/11/22 - Presente. Outro júri / avaliação. Mendro do júri para a atribuição de uma bolsa para um Licenciado no âmbito do Acordo
Especifico de Cooperação entre o UALG/ISE e a Bluemater, S.A - ALGAMATER relativo ao
Projeto Using microalgae bioreactor technology to deliver the world's most cost-effective,
energy-efficient, and adaptable system for the treatment of toxic industrial and landfill
wastewater, a desenvolver no Laboratório de Engenharia Sanitária do Instituto Superior de
Engenharia.. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2017/05/30 - Presente. Outro júri / avaliação. Mendro do júri para a atribuição de uma bolsa para um Mestre no âmbito do Acordo
Específico de Cooperação entre o UALG/ISE e a Bluemater, S.A - ALGAMATER, Using
microalgae bioreactor technology to deliver the worId's most cost-effective, energy-efficient,
and adaptable system for the treatment of toxic industrial and landfill wastewater - a
desenvolver no Laboratório de Engenharia Sanitária do Instituto Superior de Engenharia.. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2013 - 2015. Orientação. Determinação de caudais em comportas para diferentes situações de escoamento.Engenharia Civil (Mestrado). Coorientador.
2009 - 2009. Outro júri / avaliação. Abordagem ao aproveitamento sustentável da água. Trabalho de projeto do Curso Bietápico em Engenharia Civil. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2009 - 2009. Outro júri / avaliação. Acústica de um edifício multi-familiar. Trabalho de projeto do Curso Bietápico em Engenharia Civil. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2008 - 2008. Outro júri / avaliação. Caraterização do ruído produzido em obras de construção civil. Trabalho de projeto do Curso Bietápico em Engenharia Civil. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2006 - 2007. Orientação. Reutilização de Águas Residuais.Engenharia Civil - Construção (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006 - 2006. Organização de evento. V congresso Ibérico sobre Gestão e Planeamento da Água - "Bacias Partilhadas. Bases para a Gestão Sustentável da Água e do Território" (2006). Universidade do Algarve.
2004 - 2005. Orientação. Descarregadores de Cheia não Convencionais Sobre Barragens de Aterro.Engenharia Civil - Construção (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2004 - 2005. Orientação. A seca – Cálculo de índices de seca.Engenharia Civil - Construção (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
Consultoria / Parecer. Carvalho, Licínio; Silva, Carlos Otero. Medições acústicas no local do futuro campo de Golfe Monte Rei - Vila Nova de Cacela – Sesmarias. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
Consultoria / Parecer. Carvalho, Licínio; Silva, Carlos Otero. Estudo de acústica para Vila Nova de Cacela - Sesmarias. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
Consultoria / Parecer. Carvalho, Licínio; Silva, Carlos Otero. Estudo de Barreiras Sonoras para o Loteamento Vila Sol. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
Consultoria / Parecer. Estudo de revisão e correção do Projeto de Estabilidade das Bancadas Nascente e Poente do Estádio Intermunicipal Faro/Loulé. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
Consultoria / Parecer. Carvalho, Licínio; Silva, Carlos Otero. Isolamento Acústico do Clube Recreativo Santaluzience. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
Consultoria / Parecer. Projeto Saneamento Básico de Barranco do Velho, Cortelha e Vale Maria Dias. Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.

Projetos

Projetos
2018/10 - 2020/10. ETAR BM DEMO. Investigador.
2017/06/01 - 2019/11/30. ALGAMATER - Using Microalgae Bioreactor Technology to Deliver the World'S Most Cost Effective, Energy-Efficient, and Adaptable System for the Treatment of Toxic Industrial and Landfill Wastewater. Investigador.

Produções

Lança, Rui; Silva, Carlos Otero. 2022. Análise de inundações na envolvente a um Moinho de Água junto à Ribeira de Alportel, Curral da Pedra, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira.
Lança, Rui; Silva, Carlos Otero. 2022. Estudo com vista ao dimensionamento das obras hidráulicas nos troços de linha de água integrados no plano de pormenor de Bias do Sul, Olhão.
Lança, Rui; Silva, Carlos Otero. 2022. Estudo hidráulico e hidrológico sobre a lagoa de retenção localizada junto à Estrada de Quarteira / Av. J. Meireles, Vilamoura Volume 1 - Caracterização da situação de referência.
Lança, Rui; Silva, Carlos Otero. 2022. Estudo hidráulico e hidrológico sobre a lagoa de retenção localizada junto à Estrada de Quarteira / Av. J. Meireles, Vilamoura Volume 2 - Proposta de intervenções.
Silva, Carlos Otero; Isidoro, Jorge M. G. P.. "Disponibilidades hídricas e principais usos da água no Algarve". Almargem. Boletim Informativo - Edição Especial Água, 27 (abril, 2022). https://www.almargem.org/site/index.php?option=com_phocadownload&view=section&id=1&Itemid=37
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui. 2021. Análise integrada de soluções com vista ao amortecimento dos caudais de ponta de cheia e melhoria da capacidade de vazão em locais críticos na zona urbana de Vilamoura, Bacia hidrográfica da Ribeira de Vale Tesnado.
Silva, Carlos Otero. 2020. "Carbon Balance and Ecosystem Services - Golf Courses Environmental Performance in Algarve, Portugal". https://doi.org/10.1007/978-3-030-30938-1_6
Augusto Candeias; Paulo Charneca; Elisa Silva; Silva, Carlos Otero. 2020. Assessoria técnica aos Serviços Técnicos na elaboração do projeto técnico de Substituição de Coberturas dos Pavilhões de Alvenaria no Campus de Gambelas.
Augusto Candeias; Abel Silva; Elisa Silva; Silva, Carlos Otero. 2019. Assessoria técnica aos Serviços Técnicos na elaboração do projeto técnico de Substituição de Coberturas do Edifício 22 - Edifício da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, no Campus da Penha.
Augusto Candeias; Elisa Silva; Silva, Carlos Otero. 2019. Assessoria técnica aos Serviços Técnicos na elaboração do projeto técnico de Substituição de Coberturas do Edifício 23 - Edifício da Escola Superior de Educação e Comunicação, no Campus da Penha.
Abel Silva; Augusto Candeias; Elisa Silva; Silva, Carlos Otero. 2018. Assessoria técnica aos Serviços Técnicos na elaboração do projeto técnico de Substituição de Coberturas do Edifício Instituto Superior de Engenharia, no Campus da Penha.
Silva, C.O.; Rijo, M.. 2017. "Flow rate measurements under sluice gates". Journal of Irrigation and Drainage Engineering, 143 (6). https://doi.org/10.1061/(ASCE)IR.1943-4774.0001177
Silva, Carlos Otero Águas da. 2016. "Vazão em soleiras controladas ou não por comportas". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/18725
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2013. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Barlavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2013. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Sotavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2012. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Barlavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2012. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Sotavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2011. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Barlavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2011. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Sotavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2010. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Barlavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2010. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Sotavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2009. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Barlavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2009. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Sotavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos. 2008. "Environmental Monitoring at the New Industrial Area of Sta Margarida, Portugal". Em 4th IASME/WSEAS International Conference on ENERGY, ENVIRONMENT, ECOSYSTEMS and SUSTAINABLE DEVELOPMENT (EEESD'08), editado por Panagopoulos, Thomas; Vaz, Teresa Noronha; Antunes, Maria Dulce Carlos, 342-346.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2008. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Barlavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2008. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Sotavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero Águas da. 2007. "Análise de modelos de escoamento aplicados a águas superficiais e subterrâneas". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/848
Jesus, Mário; Silva, Carlos Otero; Guerreiro, Pedro. 2007. Scilab Manual de Utilização Básica.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2007. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Barlavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2007. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Sotavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2006. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Barlavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Lança, Rui; Isidoro, Jorge. 2006. Monitorização Ambiental do Aterro Sanitário do Sotavento Algarvio. Capítulo do balanço hídrico.
Silva, Carlos Otero; Costa, Rui. 2004. Autocad 2002. Manual de apoio às aulas práticas.
Santos, Davide; Silva, Carlos Otero. 2001. DXFortran (Graphical Package) – Livraria gráfica (DXF) para FORTRAN 90. Computacional.
Silva, Carlos Otero; Jesus, M.. 2000. Manual Teórico e Prático de Informática.
 

Contacto