Silhueta de pessoa indiferenciada

António Paulo Simões Dias de Oliveira

Professor auxiliar
Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID
Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção
Unidade ID externa
Centro de Humanidades (CHAM)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
A Paulo Dias Oliveira. Concluiu o(a) Doutoramento em História em 2007 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Mestrado em História das Ideias em 1997 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Licenciatura em Filosofia em 1989 pelo(a) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais. É Professor Auxiliar no(a) Universidade do Algarve. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Possui 10 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Organizou 5 evento(s). Orientou 2 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 2. Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: José Rodrigues Miguéis; República (1910-1926); literatura; história.; Tempo; Espaço; Modernidade; Hospital; Assistência; Faro; Dieta mediterrânica; Ideias; Cultura; Revistas; Intelectuais; .

Atividades

Atividades
2022/01/12. Júri de grau académico. A História da Capoeira no Algarve. Arguente. José Valentim Viana Cordeiro (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2021/11/17. Júri de grau académico. Castro Marim na Época Moderna: urbanismo e urbanidade de uma praça de fronteira (Séculos XVI-XVIII). Presidente do júri. Pedro Luís da Palma Pires (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2021/11/03. Apresentação oral de trabalho. “Silvestre Pinheiro Ferreira, o Projeto de Associação e o Direito Social”. Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, Centro de História da Cultura, FCSH_NOVA (Lisboa, Portugal).
2020/01/01 - 2021/09/22. Orientação. Promontório de Sagres – Marca do Património Europeu. Narrativas Patrimoniais.História e Patrimónios (Mestrado). Coorientador.
2021/05/26. Apresentação oral de trabalho. “O Curso Superior de Letras e a literatura em sânscrito”. Conferências no Doutoramento em Estudos de Património. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
Consultoria / Parecer. No âmbito do prémio Fernão Mendes Pinto, dissertação de Márcio Mota Pereira, Saber e Honra: a trajetória do naturalista luso-brasileiro Joaquim Veloso de Miranda e as pesquisas em História Natural na Capitania de Minas Gerais (1746-1816).. Associação das Universidades de Língua Portuguesa.
2019. Apresentação oral de trabalho. “A Monarquia do Norte (1919) através do periódico Província do Algarve”. Ciclo de Conferências da Casa Álvaro de Campos. Biblioteca Municipal de Tavira (Tavira, Portugal).
2018. Apresentação oral de trabalho. O krausismo em Joaquim M. Rodrigues de Brito. Congresso internacional “o krausismo ibérico e latino-americano”. Instituto Cervantes (Lisboa, Portugal).
2018. Apresentação oral de trabalho. O krausismo português na obra de António Braz Teixeira. Congresso “António Braz Teixeira: a obra e o pensamento”. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2018. Apresentação oral de trabalho. “Mário Lyster Franco: Portugal e o Algarve”. Ciclo de Conferências Mário Lyster Franco: do Algarve ao Mundo. FCHS-Biblioteca da UALG, Club Farense (Faro, Portugal).
2018. Apresentação oral de trabalho. “História e Literatura”. Ciclo de conferências do Mestrado em História e Patrimónios. FCHS-UALG (Faro, Portugal).
2018. Apresentação oral de trabalho. A monografia de VRSA de Ataíde Oliveira: considerações metodológicas e epistemológicas. V Jornadas de História do Baixo Guadiana. Arquivo Municipal de VRSA (Vila Real de Santo António, Portugal).
2017. Apresentação oral de trabalho. Os conceitos de causalidade, bem e direito em Joaquim Maria da Silva e Joaquim Maria Rodrigues de Brito. Colóquio “A obra e o pensamento de Joaquim Maria da Silva (1830-1915)”. Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores e Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (Lisboa, Portugal).
2016. Apresentação oral de trabalho. O integralismo e a Guerra Civil de Espanha: A Guerra de Libertação de Espanha. A Guerra aqui ao lado, Portugal e os 80 anos da Guerra Civil de Espanha. CIAC-UALG (Faro, Portugal).
2016. Apresentação oral de trabalho. O Documento, a História e a Memória. Comemoração do Dia Nacional dos Arquivos. Arquivo Municipal de Olhão (Olhão, Portugal).
2014 - 2016. Orientação. São Bartolomeu de Messines: dos alvores do liberalismo à República.História do Algarve (Mestrado). Orientador.
2014 - 2016. Orientação. Atividades culturais em Tavira durante o Estado Novo.Gestão Cultural (Mestrado). Orientador.
2016. Júri de grau académico. São Bartolomeu de Messines: dos alvores do liberalismo à República. Orientador. Aurélio Nuno dos Santos Cabrita (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. Atividades culturais em Tavira durante o Estado Novo. Orientador. Miguel Peres Santos (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013 - 2016. Membro de comissão. Comissão Municipal de Toponímia de Faro. Membro. Município de Faro.
2016 - 2016. Organização de evento. “A Europa e os Impérios Coloniais nos séculos XVI, XVII e XVIII na Literatura e no Cinema” (2016). Universidade do Algarve.
2015. Apresentação oral de trabalho. “O Integralismo no Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-voltade Ariano Suassuna”. Colóquio “A Obra e o Pensamento de Ariano Suassuna”. Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (Lisboa, Portugal).
2015. Júri de grau académico. O desenvolvimento urbano de Loulé. Do período medieval ao fim da época moderna. Presidente do júri. Jorge Filipe Maria da Palma (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014. Apresentação oral de trabalho. Direito e Moral no pensamento de J. M. Rodrigues de Brito. X Colóquio Tobias Barreto, “A Filosofia Jurídica Luso-Brasileira do século XIX”. Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, Centro de História da Cultura (Lisboa, Portugal).
2014. Apresentação oral de trabalho. Há metafísica bastante em não pensar em nada. Ciclo de conferências “A Arte da Poesia”. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Biblioteca Municipal de Faro (Faro, Portugal).
2014. Júri de grau académico. A administração do concelho de Tavira. Arguente. António Manuel Segura Monteiro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014. Júri de grau académico. As guarnições militares nas praças portuguesas da região da Duquela, no Algarve d’além mar. Presidente do júri. Fernando Pessanha (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014 - 2014. Organização de evento. Tradições e Memórias (2014). Município de S. Brás de Alportel.
2013. Apresentação oral de trabalho. Mateus Moreno e o regionalismo algarvio. X Curso Livre de História do Algarve. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2011 - 2013. Orientação. Francisco Fernandes Lopes Historiador do Algarve. Contributo para a historiografia henriquina.História do Algarve (Mestrado). Coorientador.
Consultoria / Parecer. No âmbito do prémio Fernão Mendes Pinto, dissertação de Pedro Manuel Rodrigues da Silva Madeira e Góis intitulada A construção secular de uma identidade étnica transnacional: a cabo-verdianidade. Associação das Universidades de Língua Portuguesa.
Consultoria / Parecer. No âmbito do prémio Fernão Mendes Pinto, dissertação de Elis Regina Barbosa Angelo intitulada Trajetórias dos imigrantes Açorianos em São Paulo: Processos de formação, transformação e ressignificação das representações culturais.. Associação das Universidades de Língua Portuguesa.
Consultoria / Parecer. No âmbito do prémio Fernão Mendes Pinto, dissertação de Adildo Soares Gomes intitulada Cabo Verde e a segunda guerra mundial: a importância geoestratégica do Arquipélago na política externa portuguesa (1939-1945).. Associação das Universidades de Língua Portuguesa.
2012. Apresentação oral de trabalho. O papel da história no Barranco de Cegos. Congresso Alves Redol e as Ciências Sociais, a literatura e o real, os processos e os agentes. Universidade Nova de Lisboa e pelo Museu no Neo-Realismo (Lisboa, Portugal).
2012. Apresentação oral de trabalho. Tempo e Modernidade, Espaço e os paradoxos de Zenão. Ciclo de Conferências do Mestrado em Psicologia. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2010 - 2012. Orientação. A propaganda republicana no Algarve através da imprensa (1876-1910).História do Algarve (Mestrado). Coorientador.
2012. Júri de grau académico. O Termo de Silves do Pombalismo ao Liberalismo: a reorganização administrativa. Vogal. Maria Luísa dos Ramos Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. A emigração clandestina do sotavento do Algarve para Marrocos durante o Estado Novo. Vogal. Maria do Livramento Peres Caliço Dias (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. O compromisso marítimo de Olhão (1765-1873). Vogal. Veralisa Galveia Jacinto Brandão (Mestrado). Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. No âmbito do prémio Fernão Mendes Pinto, dissertação de Luísa Fernanda Guerreiro Martins, intitulada Namarrais do Antigo Distrito de Moçambique. Percursos identitários e resistências.. Associação das Universidades de Língua Portuguesa.
Consultoria / Parecer. No âmbito do prémio Fernão Mendes Pinto, dissertação de Gisella de Amorim Serrano (Universidade Federal de Minas Gerais), intitulada Caravelas de Papel: A política editorial do Acordo Cultural de 1941 e o panlusitanismo (1941-1949).. Associação das Universidades de Língua Portuguesa.
2011. Júri de grau académico. O Administrador de Concelho (1835-1936): caso de estudo de Portimão. Vogal. Vanda Suzana Santos Germano (Mestrado). Universidade do Algarve.
2010. Apresentação oral de trabalho. A República dos integralistas . Congresso Internacional Representações da República. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2010. Apresentação oral de trabalho. "A autonomia do Integralismo Lusitano". Ciclo de Conferências Revistas de Ideias e Cultura. Seminário Livre de História das Ideias, Centro de História da Cultura (Lisboa, Portugal).
2010. Apresentação oral de trabalho. Francisco Fernandes Lopes, defensor da República. Curso Livre de História do Algarve. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2010. Apresentação oral de trabalho. Reflexos da República no "Idealista no mundo real" de José Rodrigues Miguéis”. Comemorações do Centenário da República. Universidade do Algarve.
2010. Apresentação oral de trabalho. Sebastião Cabreira (1763-1833), um militar na revolta contra os franceses no Algarve. Comemorações do dia do Regimento de Infantaria 1. Biblioteca Álvaro de Campos (Tavira, Portugal).
2009. Apresentação oral de trabalho. “O pendor ético do humor de Rafael Bordalo Pinheiro”. Congresso Internacional Rafael Bordalo Pinheiro no seu tempo. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2009. Apresentação oral de trabalho. Síntese sobre o Integralismo no Algarve. Ciclo de Conferências da Biblioteca Álvaro de Campos. Biblioteca Álvaro de Campos (Tavira, Portugal).
2009. Apresentação oral de trabalho. O Integralismo e o Algarve. Curso Livre de História do Algarve. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2009. Júri de grau académico. As indústrias da pesca e conservas de atum no Algarve do Século XX. Vogal. Maria José Fortes Rebelo Simão (Mestrado). Universidade do Algarve.
2009 - 2009. Organização de evento. Ciclo de conferências subordinado ao tema História do Algarve (2009). Biblioteca Álvaro de Campos.
2008. Apresentação oral de trabalho. Sebastião Cabreira e a revolta contra os franceses no Algarve. Congresso Histórico Olhão, O Algarve e Portugal no tempo das invasões francesas. Universidade do Algarve (Olhão, Portugal).
2008. Apresentação oral de trabalho. A construção da identidade integralista na 2ª e 3ª série da Nação Portuguesa. Ciclo de conferências do Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, especialização em Estudos Culturais. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2008. Apresentação oral de trabalho. K. C. F. Krause e o projeto pioneiro de Federação Europeia. Ciclo de conferências do Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, especialização em Estudos Culturais. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2008 - 2008. Organização de evento. Congresso Património e Turismo (2008). Câmara Municipal de Albufeira.
2008 - 2008. Organização de evento. Congresso Histórico Olhão, O Algarve e Portugal no tempo das invasões francesas (2008). Câmara Municipal de Olhão.
2005. Apresentação oral de trabalho. Francisco Fernandes Lopes e a Epidemia do Integralismo Lusitano. Curso Livre de História do Algarve. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2004. Apresentação oral de trabalho. Vida e obra de Leão Ramos Ascensão. Ciclo de conferências do Arquivo Distrital de Loulé. Arquivo Distrital de Loulé (Loulé, Portugal).
2004. Apresentação oral de trabalho. Leão Ramos Ascensão, um louletano no movimento do integralismo. Curso Livre de História do Algarve. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).

Projetos

Projetos
2005/06/01 - 2020/12/31. Edição de Revistas de Ideias e Cultura do Século XX, POCI. Investigador. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Produções

Oliveira, A. Paulo Dias . 2014. "Pousada de S. Brás de Alportel 1944-2014". Casa da Cultura António Bentes/Museu do Trajo de S. Brás de Alportel.
2021. "Vida Humana no Deserto? Reflexões acerca da subsistência em terrenos desérticos, o caso da Onguaia" - Viagens pela obra de Viegas Guerreiro. http://www.fundacao-mvg.pt/o-patrono/viagens-pela-obra-de-manuel-viegas-guerreiro/vida-humana-no-deserto-reflexoes-acerca-da-subsistencia-em-terrenos-deserticos-o-caso-da-onguaia.
Oliveira, A; Oliveira, A. Paulo Dias. 2019. "A República na obra de José Rodrigues Miguéis". Navegações. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2018.2.30821
Oliveira, A. Paulo Dias . 2019. "O Krausismo em Joaquim M. Rodrigues de Brito". 119-137. Lisboa, Portugal: Instituto Cervantes, MIL e DG Edições.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2018. "O Krausismo português na obra de António Braz Teixeira". Em António Braz Teixeira: obra e pensamento, 77-94. Porto, Portugal: Instituto de Filosofia- Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2018. "Os conceitos de causalidade, Bem e Direito no pensamento de Joaquim Maria da Silva e Joaquim Maria Rodrigues de Brito". Em Joaquim Maria da Silva. Pensamento e obra, 55-64. Lisboa, Portugal: Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT), MIL/DG Edições.
Dias Oliveira, A. Paulo; Araújo, Renata Malcher. 2017. "TEMPO E MODERNIDADE, ESPAÇO E OS PARADOXOS DE ZENÃO. COM UMA APOSTILA SOBRE O CONCEITO DE ESPAÇO". https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/view/44818
Oliveira, A. Paulo Dias . 2017. "Mateus Moreno (1892-1970) e o regionalismo algarvio".
Oliveira, A. Paulo Dias . 2017. António Barreto e Aragão, Código de Jurisprudência Natural do Género Humano (1772-1777). Lisboa, Portugal: MIL/DG Edições.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2016. "Ariano Suassuna e o Integralismo".
Oliveira, A. Paulo Dias . 2016. "Imprensa periódica e propaganda política: o caso do Nacional-sindicalista de Faro". Em Apontamentos para a História das culturas de escrita: da idade do ferro à era digital, 237-263. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2016. "Direito e Moral no pensamento de J. M. Rodrigues de Brito". 139-153. Lisboa, Portugal: MIL/DGEdições.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2016. Apontamentos para a História das culturas da escrita: da idade do ferro à era digital. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Santos, Cristina Fé; Oliveira, A. Paulo Dias; Gonçalves, Alexandra Rodrigues. 2015. Fragmentos para a história do turismo no Algarve. Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção - Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/8743
Oliveira, A. Paulo Dias . 2015. "Introdução". Prefácio para Fragmentos para a história do Turismo no Algarve, 27-32.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2014. "História e Literatura: considerações acerca do Barranco de Cegos de Alves Redol". 157-176. Lisboa, Portugal: Edições Colibri.
Mendes, António Rosa; Oliveira, A. Paulo Dias; Santos, Cristina Fé. 2013. Contributo para a história da saúde no Algarve. Promontoria Monográfica História do Algarve 01. Centro de Estudos de Património e História do Algarve (CEPHA). Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/4151
Oliveira, A. Paulo Dias . 2013. "A República dos Integralistas". 793-800. V. N. Famalicão, Portugal: Edições Húmus.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2012. "Leão Ramos Ascensão e o Integralismo Lusitano".
Oliveira, A. Paulo Dias. 2011. "Vigilância e memória: IV série da nação Portuguesa (1927-1928)". http://hdl.handle.net/10400.1/7450
Oliveira, A. Paulo Dias . 2011. "Reflexos da República na obra Idealista no mundo real de José Rodrigues MIguéis". 19-30. Lisboa, Portugal: Edições Colibri.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2011. "Sebastião Cabreira e a revolta contra os franceses no Algarve". 27-36. Olhão, Portugal: C. M. Olhão.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2010. "Sebastião Cabreira (1763-1833) um militar na revolta contra os franceses no Algarve". 63-69. Tavira, Portugal: RI 1.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2009. "Da Filosofia Política à Cultura Nacionalista".
Oliveira, A. Paulo Dias . 2009. "O princípio do direito: uma polémica oitocentista".
Oliveira, A. Paulo Dias . 2009. Francisco Fernandes Lopes, Medicina e história. Contra a epidemia do Integralismo Lusitano, carta a um jovem integralista. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Oliveira, A. Paulo Dias. 2008. "Esboço sobre a vida e obra de Joaquim Maria Rodrigues de Brito". http://hdl.handle.net/10400.1/7365
Oliveira, A. Paulo Dias . "Ecoconsciência e Património". al Gharb, Revista Cultural do Algarve, 3 (2008): 18-22.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2003. Vicente Ferrer Neto Paiva. Discursos Parlamentares (1839-1862). Porto, Portugal: Afrontamento.
Oliveira, A. Paulo Dias . 2002. "Padres, Freiras e Forais: Os Discursos Parlamentares de Vicente Ferrer Neto Paiva". Cultura, Revista de História e Teoria das Ideias, II Série (15): 171-189.
Oliveira, A. Paulo Dias . 1999. A Filosofia do Direito de Vicente Ferrer. Lousã, Portugal: C. M. Lousã.
 

Contacto