
Ana Isabel da Costa Conceição Guerra
Professor auxiliar
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Ana C Conceição. Concluiu o(a) Doutoramento em PhD in Mathematics - Mathematical Analysis [Doutoramento em Matemática - ramo de Análise] em 2007/12 pelo(a) Universidade do Algarve, Mestrado em MSc in Applied Mathematics [Mestrado em Matemática Aplicada] em 1999/07/28 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico e Licenciatura em Degree in Mathematics [Licenciatura em Matemática - ramo científico] em 1996/07 pelo(a) Universidade do Algarve. É Integrated Member no(a) Universidade do Algarve, Investigador no(a) Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Professor Auxiliar no(a) Universidade do Algarve e Member of the General Council of the Universidade do Algarve [Membro do Conselho Geral da Universidade do Algarve] no(a) Universidade do Algarve. Publicou 13 artigos em revistas especializadas. Possui 12 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Participou em 1 evento(s). Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador responsável em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática, Ciências Exatas com ênfase em Matemática, Ciências Exatas com ênfase em Matemática, Ciências Exatas com ênfase em Matemática, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Exatas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Procedimento científico de observação; Classificação e agrupamento de objetos; Sólidos geométricos; Educação Pré-Escolar; Educação em Ciências; Educadores de infância; Ensino da matemática; Ensino pré-escolar; Educação pré-escolar; educação em ciências; educação matemática; pensamento probabilístico; interdisciplinaridade; investigação em educação; Prática de Ensino Supervisionada (PES); Processo de Ensino e de Aprendizagem da Matemática; Estágio; Software Educacional; F-Tool; Sistema de Álgebra Computacional Mathematica; Conceito F-Tool; Avaliação; Aprendizagem ativa; EDUCAÇÃO; EDUCATION; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; TEACHERS EDUCATION; MATEMÁTICA; MATHEMATICS; formação inicial de professores; professores de Matemática; cursos pós-Bolonha; pré-cálculo; Wolfram|Alpha; Prática pedagógica; Cálculo diferencial e integral; Cálculo I; Ordinary differential equations; Modelling; Growth and decay; Computable document format; .
Atividades
Atividades
2020/01/16. Júri de grau académico. O CONCEITO DE PROBABILIDADES ESTUDADO EM CONJUNTO COM A GERMINAÇÃO DE SEMENTES NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. RAQUEL MARTINS CAVACO (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/06/06. Júri de grau académico. COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE GRUPOS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, AVALIADAS INDIVIDUALMENTE E EM GRUPO, NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. Arguente principal. Júlia Dias de Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/10/27 - 2017/10/27. Participação em evento. Participação, por convite, no IV Workshop on Computational Data Analysis and Numerical Methods.. Conferência. IV Workshop on Computational Data Analysis and Numerical Methods. Instituto Politécnico de Beja.
2017/10/27. Apresentação oral de trabalho. PDLs and Flowcharts in Operator Theory. IV Workshop on Computational Data Analysis and Numerical Methods. Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal).
2014/11/04. Júri de grau académico. CÁLCULO COMBINATÓRIO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. Arguente principal. Sara Cristina Amaral Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013/01/14. Júri de grau académico. AS DIMENSÕES DA PROFISSÃO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA. Arguente principal. NÉLIA MENDES CLAÚDIO (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2013/01/10. Júri de grau académico. A MATEMÁTICA NO ENSINO E NA INVESTIGAÇÃO - O ESTÁGIO E AS F-TOOL. Orientador. CRISTINA DOS RAMOS SIMÃO GODINHO (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2013/01/10. Júri de grau académico. O ESTUDO DAS FUNÇÕES COM AS F-TOOLS/O CONCEITO F-TOOL. Orientador. CÁTIA MILENA ALMEIDA SILVA (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2011/09 - 2013/01/10. Orientação. O estudo das funções com as F-Tools/O conceito F-Tool.Ensino das Ciências no 3.º C do Ens Básico e no Ens Secundário (Mestrado). Orientador.
2011/09 - 2013/01/10. Orientação. A Matemática no ensino e a investigação - O estágio e as F-Tool.Ensino das Ciências no 3.º C do Ens Básico e no Ens Secundário (Mestrado). Orientador.
2012/10/01 - 2012/12/31. Orientação. Fatorização de funções e o estudo da invertibilidade de algumas classes de operadores integrais singulares: o papel da computação simbólica. Orientador.
2011/12/01 - 2012/02/29. Orientação. Problemas de Riemann-Hilbert e Factorização. Orientador.
1995 - 1996. Membro de comissão. Membro eleito do Conselho Pedagógico. Membro. Unidade de Ciências Exactas e Humanas.
Projetos
Projetos
2022/09/15 - 2023/03/14. CEAFEL UIDB/04721/2020, FCT/MCTES (PIDDAC). Orientador. Center for Functional Analysis, Linear Structures and Applications [Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações] (CEAFEL),.
2021/01 - 2022/01. Programa de Formação e Capacitação da Universidade do Algarve 2020 - Qualifica + UAlg 2020, Programa Operacional Regional do Algarve - Eixo Prioritário 8–Modernizar e capacitar a Administração. Investigador. Universidade do Algarve.
2021/07/01 - 2021/12/31. CEAFEL UIDB/04721/2020, FCT/MCTES (PIDDAC). Orientador. Center for Functional Analysis, Linear Structures and Applications [Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações] (CEAFEL),.
2017/01 - 2017/12. Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior.
2017/01/02 - 2017/12/29. Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior, Projetos Inovadores no Domínio Educativo - Desenvolvimento do Ensino Superior. Investigador responsável. Universidade do Algarve.
2014 - Presente. PROJECTO ESTRATÉGICO PEst-OE/MAT/UI4032/2014. Investigador. Center for Functional Analysis and Applications [Centro de Análise Funcional e Aplicações] (CEAF).
2012/10/01 - 2012/12/31. PROJECTO ESTRATÉGICO PEest-OE/MAT/UI4032/2011. Orientador. Center for Functional Analysis and Applications [Centro de Análise Funcional e Aplicações] (CEAF).
2001 - 2002. Análise funcional e teoria quântica do campo, PRAXXIS XXI. Investigador. Unidade de Ciências da Universidade do Algarve.
2001 - 2002. Factorização de Operadores e Aplicações à Física-Matemática, PRAXXIS XXI. Investigador. Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.
1996/11 - 1997/04. Factorização de Operadores e Aplicações à Física-Matemática, Programas Estruturantes para o Desenvolvimento da Base do Sistema de C&T. Bolseiro de Investigação. Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.
Produções
Ana C. Conceição. 2021. "Dynamic and Interactive Tools to Support Teaching and Learning". Mathematical and Computational Applications. https://doi.org/10.3390/mca27010001
Ana Conceição; Jéssica C. Pires. 2021. "Symbolic Computation Applied to Cauchy Type Singular Integrals". Mathematical and Computational Applications. https://doi.org/10.3390/mca27010003
Conceição, Ana C.. 2020. "Symbolic Computation Applied to the Study of the Kernel of Special Classes of Paired Singular Integral Operators". Mathematics in Computer Science, 1-28. https://doi.org/10.1007/s11786-020-00463-3
Conceição, Ana C.. 2020. "Estratégia pedagógica baseada no conceito de aprendizagem ativa". Em Inovação e partilha pedagógica na UAlg, editado por Saúl Neves de Jesus, 151-155. Faro, Portugal: Universidade do Algarve Editora.
Andraz, Jorge M.; Candeias, Renato; Conceição, Ana C.. 2019. "Bridging Symbolic Computation and Economics: A Dynamic and Interactive Tool to Analyze the Price Elasticity of Supply". Mathematical and Computational Applications, 24 (4): 87-87. https://doi.org/10.3390/mca24040087
Conceição, Ana C.. 2018. "Software educativo em pré-cálculo e cálculo diferencial". Revista de Ciência Elementar, 6 (2). https://doi.org/10.24927/rce2018.046
Conceição, Ana C.. 2018. "Utilização do conceito F-Tool como ferramenta de avaliação". Editado por Fernando Almeida; Fernando Remião; José Fernando Oliveira; Luís Castro; Maria Amélia Ferreira; Patrícia Rosado Pinto; Pedro Neto; Rita Cadima. Portugal: CNaPPES.17 - Instituto Politécnico de Setúbal. http://cnappes.org/cnappes-2017/files/2018/06/Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdf
Conceição, Ana C.. 2017. PDLs and Flowcharts in Operator Theory.
Conceicao, A.C.; Pereira, J.C.. 2017. "Using wolfram mathematica in spectral theory".
Martins, P.V.; Conceicaõ, A.C.. 2017. "Implementing mathematical models for singular integrals".
Martins, Paula Ventura; C. Conceição, Ana; Conceição, Ana C.. 2017. "Prática pedagógica em Engenharia Informática: análise da utilização do Wolfram|Alpha". Portugal: CNaPPES.16 - Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.1/12681
C. Conceição, Ana; Fernandes, Susana. 2017. "Wolfram | Alpha: uma ferramenta de aprendizagem ativa em Cálculo I". CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics / Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/12693
Coelho, Celestino; Marreiros, Rui; C. Conceição, Ana. 2017. "Interactive introduction to first-order ordinary differential and its applications". CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics. http://hdl.handle.net/10400.1/12677
Conceição, Ana C.. 2016. Mathematics in Computer Science, Volume 10, Issue 3.
Conceição, Ana C.. 2016. "A Domain-Specific Language for Operator Theory".
Conceição, A.C.; Pereira, J.C.. 2016. "Exploring the Spectra of Some Classes of Singular Integral Operators with Symbolic Computation". Mathematics in Computer Science, 10 (2): 291-309. https://doi.org/10.1007/s11786-016-0264-2
Conceição, A.C.; Marreiros, R.C.; Pereira, J.C.. 2016. "Symbolic Computation Applied to the Study of the Kernel of a Singular Integral Operator with Non-Carleman Shift and Conjugation". Mathematics in Computer Science, 10 (3): 365-386. https://doi.org/10.1007/s11786-016-0271-3
Loja, A.; Rodrigues, J.A.; C. Conceição, A.. 2016. "Foreword to the Special Focus on Advances in Symbolic and Numeric Computation". Mathematics in Computer Science, 10 (3): 311-312. https://doi.org/10.1007/s11786-016-0270-4
Conceição, Ana C.. 2015. "Interactive introduction to first-order ordinary differential equations and its applications".
Conceição, A.C.; Marreiros, R.C.. 2015. "On the kernel of a singular integral operator with Non–Carleman shift and conjugation". Operators and Matrices, 9 (2): 433-456. https://doi.org/10.7153/oam-09-27
Conceição, Ana C.. 2015. "Prática pedagógica com o software educacional F-Tool em Cálculo I". Portugal. http://cnappes.org/cnappes-2015/files/2016/03/LivroArtigosCNaPPES2015.pdf
2015. "Some applications of symbolic computation in spectral theory".
2015. " Interactive learning of modeling with ordinary differential equations".
Conceição, Ana C.. 2014. "Exploring the spectra of some classes of paired singular integral operators: the scalar and matrix cases". Libertas Mathematica (new series), 34(2), 23-58. http://ara-as.org/index.php/lm-ns/article/view/1292
Fernandes, S.; Conceição, A.C.. 2014. "Precalculus and the education of pre-service teachers of Mathematics Worrying results of a diagnostic test,Pré-cálculo e a formação inicial de professores de Matemática: Resultados preocupantes de um teste diagnóstico". Revista Lusofona de Educacao, (25): 135-155. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898772309&partnerID=MN8TOARS
Conceição, A.C.; Kravchenko, V.G.; Pereira, J.C.. 2013. "Computing some classes of Cauchy type singular integrals with Mathematica software". Advances in Computational Mathematics, 39 (2): 273-288. https://doi.org/10.1007/s10444-012-9279-7
Conceição, Ana C.; Pereira, José C.; Simão, Cristina R.. 2013. Fatorização de funções e o estudo da invertibilidade de algumas classes de operadores integrais singulares: o papel da computação simbólica.
Fernandes,Susana; Conceição,Ana C.. 2013. "Pré-cálculo e a formação inicial de professores de Matemática: resultados preocupantes de um teste diagnóstico". http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300009
Conceição, Ana C.. 2012. [SIntAFact] Algorithm. Associated with the Journal article: Computing some classes of Cauchy type singular integrals with Mathematica software. http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10444-012-9279-7
Conceição, Ana C.. 2012. Educational Software F-Linear (F-Tool). Associated with the Conference Paper: Mathematica in the Classroom: New Tools for Exploring Precalculus and Differential Calculus. https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/2735
Conceição, Ana C.. 2012. A matemática no ensino e na investigação: o estágio e as F-Tool.
Conceição, Ana; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina. 2012. "Mathematica in the classroom: new tools for exploring precalculus and differential calculus". http://hdl.handle.net/10400.1/1105
Conceição, Ana; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina. 2012. F-Linear. F-Linear is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).. The article (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105) was first presented in the 1st National. http://hdl.handle.net/10400.1/2735
Conceição, Ana; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina. 2012. F-Exponential. F-Exponential is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).. The article (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105) was first presented in the 1st Nat. http://hdl.handle.net/10400.1/2739
Conceição, Ana. 2012. Análise Matemática III (LEI, LMA, MIEET) - 2011/2012. Apontamentos utilizados nas aulas teóricas da Unidade Curricular "Análise Matemática III", no ano letivo 2011/2012, para os alunos da Licenciatura em Engenharia Informática, da Licenciatura em Matemática e Aplicações e do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações.. Nas aulas teóricas foram expostos os slides, sendo os conteúdos programáticos explorados (sempre que as condições. http://hdl.handle.net/10400.1/1262
Conceição, Ana; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina. 2012. F-Cosine. F-Cosine is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).. The article (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105) was first presented in the 1st National. http://hdl.handle.net/10400.1/2738
Conceição, Ana; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina. 2012. F-Logarithm. F-Logarithm is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).. The article (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105) was first presented in the 1st Natio. http://hdl.handle.net/10400.1/2740
Conceição, Ana C.. 2012. [SInt] Algorithm.
Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina. 2012. F-Sine. The article (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105) was first presented in the 1st National Conference on Symbolic Computation in Education and Research, IST Portugal 2012, where distinguished with the Timberlake Award for Best Article by a Young Researcher. On how to work with the CDF format please see http://www.wolfram.com/cdf-player/.. F-Sine is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/110. http://hdl.handle.net/10400.1/2737
Conceição, Ana C.. 2012. Análise Matemática II (BQ, Q) - 2011/2012. Nas aulas teóricas foram expostos os slides, sendo os conteúdos programáticos explorados (sempre que as condições da sala o permitiram) com o Wolfram|Alpha (http://www.wolframalpha.com) e o Wolfram Demonstrations Project (http://demonstrations.wolfram.com). Com o intuito de exemplificar determinados conteúdos foi também utilizado o sistema de álgebra computacional Mathematica.. Apontamentos utiliz. http://hdl.handle.net/10400.1/1261
Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, Cristina. 2012. F-Quadratic. The article (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105) was first presented in the 1st National Conference on Symbolic Computation in Education and Research, IST Portugal 2012, where distinguished with the Timberlake Award for Best Article by a Young Researcher. On how to work with the CDF format please see http://www.wolfram.com/cdf-player/.. F-Quadratic is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.. http://hdl.handle.net/10400.1/2736
Conceição, Ana C.. 2011. Análise Matemática (CM)/Análise Matemática I (BQ, BT, Q) - 2011/2012. http://hdl.handle.net/10400.1/1264
Conceição, Ana C.; Kravchenko, Viktor G.; Pereira, José C.. 2010. "Factorization Algorithm for Some Special Non-rational Matrix Functions". Em Topics in operator theory: operators, matrices and analytic functions, vol 1, editado por Ball, J. A.; Bolotnikov, V.; Helton, J. W.; Rodman, L.; Spitkovsky, I. M., 87-109. Vol. 202. https://doi.org/10.1007/978-3-0346-0158-0_6
Conceição, Ana C.; Kravchenko, Viktor G.; Teixeira, Francisco S.. 2008. "Factorization algorithm for some special matrix functions". Editado por Bastos, M. A.; Gohberg, I.; Lebre, A. B.; Speck, F. O., 173-185. Vol. 181. Portugal. https://doi.org/10.1007/978-3-7643-8684-9_7
Conceição, Ana C.. 2008. Matemática (CB,MICF) - 2008/2009. http://hdl.handle.net/10400.1/1263
Conceição, Ana C.; Kravchenko, V.G.. 2007. "About explicit factorization of some classes of non-rational matrix functions". Mathematische Nachrichten, 280 (9-10): 1022-1034. https://doi.org/10.1002/mana.200510533
Conceição, Ana. 2007. "Factorização de algumas classes de funções matriciais e suas aplicações". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/862
Conceição, Ana C.; Kravchenko, Viktor G.; Teixeira, Francisco S.. 2003. "Factorization of some classes of matrix functions and the resolvent of a Hankel operator". Em Factorization, Singular Operators and Related Problems, editado por Samko, S.; Lebre, A.; DosSantos, A. F., 101-110. Springer Netherlands. https://doi.org/10.1007/978-94-017-0227-0_8
Conceição, Ana C.; Kravchenko, Viktor G.; Teixeira, Francisco S.. 2003. "Factorization of Matrix Functions and the Resolvents of Certain Operators". Em Singular Integral Operators, Factorization and Applications, editado por Bottcher, A.; Kaashoek, M. A.; Lebre, A. B.; DosSantos, A. F.; Speck, F. O., 91-100. Vol. 142. Birkhäuser Basel. https://doi.org/10.1007/978-3-0348-8007-7_5
Conceição, Ana C.. 1999. "Factorização de funções matriciais e o resolvente de certos operadores". Mestrado. http://catalogo.bn.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1596634D432QL.272122&profile=bn&source=~!bnp&view=subscriptionsummary&uri=full=3100024~!1723401~!5&ri=2&aspect=subtab15&menu=search&ipp=20&spp=20&staffonly=&term=ana+costa+Conceição&index=.AW&uindex=&aspect=su