Universidade do Algarve associou-se ao projeto Mulheres do Mar

A Universidade do Algarve associou-se ao projeto Mulheres do Mar, da “Help Images”. Trata-se de uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) com estatuto de utilidade pública, que tem por missão promover a consciencialização social, cívica e ambiental das populações, através da produção de conteúdos de media.

No projeto Mulheres do Mar, as protagonistas são mulheres extraordinárias da costa portuguesa. Estas mulheres são biólogas, faroleiras, pescadoras, apanham algas e comandam navios, são poetisas e pintoras. Estas mulheres são mergulhadoras e surfistas, são amantes do mar, precisam dele para respirar. Todas estas mulheres que, por tradição ancestral são transmissoras de valores, são, por vocação, guardiãs do mar, do oceano.

O projeto, incluindo o documentário, a série de quatro episódios, o site/diretório e a campanha de comunicação, constituiu uma oportunidade de sensibilização da população em geral para a proteção do oceano e do seu futuro.

De acordo com os responsáveis pelo projeto "a missão das Mulheres do Mar é dar a conhecer o mar através dos testemunhos de quem o conhece por dentro, no fundo e a perder de vista. Quem o estuda, navega e ama. Aquelas que o levam no olhar, contemplam e respeitam".

Esta produtora foi premiada no Impact DOCS Awards 2020, competição do Global Film Awards, nos EUA, com o documentário Os Herdeiros do Bairro.

Sobre o projeto

Com um propósito e uma responsabilidade assumida, o projeto Mulheres do Mar compromete-se a participar no plano de ação internacional, traçado no âmbito da AGENDA 2030, promovendo e valorizando o desenvolvimento sustentável social e ambiental de forma interligada com a paz, a segurança, a igualdade de género, o combate às alterações climáticas, a promoção do crescimento económico inclusivo e a adoção de padrões de consumo sustentável.

O projeto centra-se no objetivo nº 14 - Proteger a vida marinha - bem como no objetivo nº5 - Igualdade de Género, abordando igualmente outras temáticas no âmbito da AGENDA 2030.

Sobre o documentário

Mulheres do Mar é um documentário onde se fica a conhecer o mar que corre na alma das mulheres que vivem em Portugal e que fazem do mar a sua forma de vida. Elas têm no mar a sua fonte de vivências, a sua inspiração, a sua sobrevivência e por tudo isto são as suas grandes protetoras. Vivem junto ao mar, a este mar, porque a mais nenhum outro lugar chamam lar.

Neste documentário ouvem-se os testemunhos de mais de 100 mulheres de todas as idades, de norte a sul do país, Madeira e Açores. São entrevistas feitas da partilha da sua experiência de vida junto ao oceano e de como esta vivência tem impacto na sua vida pessoal, profissional e social.

O documentário Mulheres do Mar é uma coleção de momentos vividos em entrevistas com mulheres portuguesas que têm o nosso mar no olhar. São entrevistas emotivas, umas mais extensas, outras curtas, numa composição quase musical de histórias de vidas num feminino sempre salgado pelo mar.