Pós-graduação em Física para o Ensino-sinopse uc's

Sinopse das unidades curriculares

Complementos de Física para o Ensino I
O programa desta disciplina é centrado nos temas de Mecânica e de Ondas, abordados/iniciados no 3º ciclo e aprofundados no ensino secundário, incluindo um módulo dedicado à Mecânica e um segundo módulo dedicado à propagação de ondas, com relevância para as ondas sonoras. Cada um dos módulos está estruturado da forma seguinte:

a) Exposição teórica com exemplos do estado da arte;

b) Trabalhos práticos e(ou);

c) Aplicações informáticas.

Complementos de Física para o Ensino II
O programa desta disciplina é centrado nos temas de Eletromagnetismo e Radiações, incluindo três módulos: um módulo dedicado ao eletromagnetismo e à eletrónica, um segundo módulo dedicado às trocas de energia e radiações eletromagnéticas, e um terceiro módulo dedicado às telecomunicações. Cada um dos três módulos está organizado de modo similar ao dos módulos da disciplina anterior. Em ambas disciplinas dar-se-á especial ênfase a questões relacionadas com a idealização/concepção e montagem de experiências relacionadas com os conteúdos de Física do ensino básico e secundário, tomando em conta os materiais disponíveis nas escolas para os tópicos lecionados. Os módulos destas disciplinas podem ter pesos diferentes das componentes a), b) e c) mas pretende-se que o peso de b)+c) seja, em média, de 2/3.

Física Contemporânea

Esta disciplina incluirá seminários dos docentes do DF e de professores/investigadores convidados sobre temas atuais da Física e áreas afins. As restantes aulas serão reservadas aos seminários dos alunos.