Docente da UAlg foi uma das vencedoras do Prémio Casa das Ciências 2019

Ana Cristina Coelho, docente da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve, foi uma das vencedoras do Prémio Casa das Ciências 2019, que distingue os melhores recursos educativos digitais e imagens, submetidos pelos seus membros ao portal durante o ano 2018.

Intitulado “As cores da couve-roxa”, o recurso educativo premiado tem ainda como autores, além de Ana Cristina Coelho, Andrea Pereira, Andreia Oliveira, Catarina Ferraz, Daniel Geraldo. Trata-se de um jogo lúdico experimental e destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos. O objetivo do jogo consiste na identificação da cor adquirida pela água de couve-roxa, ao ser colocada em contacto com outras substâncias, mostrando que são ácidas ou básicas, por comparação com uma escala de cores. Esta identificação é efetuada com recurso à realização de experiências que acontecem no decorrer do jogo, de acordo com as regras e as casas definidas no tabuleiro. O jogo permite alargar o conhecimento dos jogadores quanto às propriedades de substâncias naturais, usadas na alimentação. No kit estão incluídos todos os materiais e reagentes necessários para jogar, num formato que permite repetir as experiências 10 x, ao longo do tempo.

Foi também atribuído um diploma de nomeação a Ana Conceição, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAlg, pelo seu trabalho “Estudo de funções com as F-Tool: Estudo da paridade com as F-Tool (Parte 1) & Estudo da invertibilidade com as F-Tool (Parte 2)”. Este recurso apresenta fichas de exercícios dinâmicas e interativas para o estudo de funções. Na elaboração destes recursos educativos foram utilizadas as F-Tool apresentadas no Workshop "Software educacional dinâmico para uma aprendizagem interativa em pré-cálculo e cálculo diferencial" do IV Encontro Internacional da Casa das Ciências. Para uma utilização mais fácil das F-Tool aconselha-se a leitura do artigo “Software Educacional em Pré-Cálculo e Cálculo Diferencial: O conceito F-Tool” (disponível no repositório institucional da Universidade do Algarve).

O Prémio foi entregue pelo reitor da UAlg, Paulo Águas, no passado mês de dezembro, no Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto.