Docente da UAlg foi uma das vencedoras do Prémio Casa das Ciências 2019

Docente da UAlg foi uma das vencedoras do Prémio Casa das Ciências 2019

Ana Cristina Coelho, docente da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve, foi uma das vencedoras do Prémio Casa das Ciências 2019, que distingue os melhores recursos educativos digitais e imagens, submetidos pelos seus membros ao portal durante o ano 2018.

Intitulado “As cores da couve-roxa”, o recurso educativo premiado tem ainda como autores, além de Ana Cristina Coelho, Andrea Pereira, Andreia Oliveira, Catarina Ferraz, Daniel Geraldo. Trata-se de um jogo lúdico experimental e destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos. O objetivo do jogo consiste na identificação da cor adquirida pela água de couve-roxa, ao ser colocada em contacto com outras substâncias, mostrando que são ácidas ou básicas, por comparação com uma escala de cores. Esta identificação é efetuada com recurso à realização de experiências que acontecem no decorrer do jogo, de acordo com as regras e as casas definidas no tabuleiro. O jogo permite alargar o conhecimento dos jogadores quanto às propriedades de substâncias naturais, usadas na alimentação. No kit estão incluídos todos os materiais e reagentes necessários para jogar, num formato que permite repetir as experiências 10 x, ao longo do tempo.

Foi também atribuído um diploma de nomeação a Ana Conceição, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAlg, pelo seu trabalho “Estudo de funções com as F-Tool: Estudo da paridade com as F-Tool (Parte 1) & Estudo da invertibilidade com as F-Tool (Parte 2)”. Este recurso apresenta fichas de exercícios dinâmicas e interativas para o estudo de funções. Na elaboração destes recursos educativos foram utilizadas as F-Tool apresentadas no Workshop "Software educacional dinâmico para uma aprendizagem interativa em pré-cálculo e cálculo diferencial" do IV Encontro Internacional da Casa das Ciências. Para uma utilização mais fácil das F-Tool aconselha-se a leitura do artigo “Software Educacional em Pré-Cálculo e Cálculo Diferencial: O conceito F-Tool” (disponível no repositório institucional da Universidade do Algarve).

O Prémio foi entregue pelo reitor da UAlg, Paulo Águas, no passado mês de dezembro, no Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto.

Share Partilhar