Bióloga da UAlg mergulha com espécies ameaçadas de extinção em novo programa televisivo no Brasil

Sofia Graça Aranha mostra o lado frágil e pouco visto das espécies marinhas no programa televisivo “Ameaçados”.

Acaba de estrear no Brasil uma série de 14 episódios - conduzida por Sofia Graça Aranha, aluna do Doutoramento em Ciências do Marda Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, e membro do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) - que promete revolucionar o modo como olhamos para os animais marinhos.

Se, como afirma Sofia Graça Aranha “o Ser Humano é a verdadeira ameaça para a vida que habita o nosso planeta e os predadores, como os grandes tubarões, são apenas ameaçados” a bióloga da UAlg avança com um formato televisivo que pretende aproximar o público destes animais, questionando-o sobre quem é, afinal, o verdadeiro predador.

Ao mergulhar com tubarões e outras espécies marinhas, num ambiente de tensão, mas também de beleza e calmaria, Sofia Aranha tem como objetivo formar públicos - passando informações relevantes sobre estas espécies de forma lúdica e leve – e despertando-os para a temática ambiental, uma vez que, como assegura, a conservação da natureza depende da mudança de hábitos dos humanos.

“Hoje, mais do que nunca, temos uma urgência em tomar atitudes para reverter danos e impactos que causamos durante décadas e até mesmo séculos de negligência ambiental. Se até há pouco tempo atrás se acreditava que os recursos marinhos eram infinitos, hoje sabe-se que muitos estoques estão completamente esgotados e muitos estão ameaçados”.

Planeado e gravado durante o seu mestrado na Universidade do Algarve, o programa ‘Ameaçados’ retrata a importância destas espécies para o equilíbrio dos ecossistemas, colocando a nu o impacto da ação humana e da sobrepesca.

“Infelizmente as medidas de proteção que são impostas a estes frágeis animais, ainda não impedem que eles sejam apanhados nas artes de pesca e muitos deles não sobrevivem mesmo após serem rejeitados. Queremos saber qual a condição destes animais quando vêm a bordo e quais as ações que devemos tomar para diminuir a sua captura e aumentar as suas chances de sobrevivência”. Para isso Sofia Graça Aranha mergulhou com as espécies mais perigosas, desde o tubarão-tigre, ao tubarão cabeça-chata e o tubarão branco.

Gravado em cinco países, ao longo do ano de 2017, “Ameaçados” é exibido todas as terças-feiras, pelas 22h00, no canal brasileiro Off. Os episódios já exibidos encontram-se disponíveis através do Globosat Play.

©Fotos: Rodrigo Thomé, Rodrigo Figueiredo, Roberto Borman e Peixe Voador.