Projetos de I&D

A investigação desenvolvida na UAlg vai muito além dos muros da academia, estendendo-se às mais variadas esferas da sociedade. Fica a saber onde está a UAlg no país e no mundo e conhece os projetos em curso.
Share

 

 

 

ReFloRest:Reabilitando Residuos Agrofloestais: Das Interações Intermoleculares em Polifenois Naturais ao Desenvolvimento de Novos Biomateriais de Valor Acrescentado.

ods 12      ods 13      ods 15   


É espectável que o crescimento da população mundial e do consumo combinados com os grandes desafios provocados pela mudança climática e da escassez de recursos aumentem consideravelmente a procura de produtos fabricados a partir de fontes renováveis e sustentáveis. Neste contexto, espera-se que no futuro próximo os resíduos agroflorestais desempenhem um papel crucial. Devido às inúmeras vantagens da lignina e taninos, existe um grande interesse no desenvolvimento de novos produtos para várias aplicações baseadas nestes polifenóis naturais. No entanto, o seu uso é ainda negligenciável devido principalmente às técnicas de separação disponíveis que, na maioria dos casos, resultam em baixos rendimentos de extração, degradação extensiva ou mesmo modificações químicas indesejadas. Estruturalmente, os taninos e a lignina são moléculas anfifílicas mas, surpreendentemente, tal anfifilicidade nunca foi considerada no desenvolvimento de novos métodos de dissolução e separação. É nossa convicção que tais características estruturais peculiares não podem ser descuradas no desenvolvimento de novos processos, mais eficientes e amigos do ambiente, de extração de polifenois de biomassa agroflorestal. A nossa experiência e visões inovadoras baseadas na anfifilicidade de outro biopolímero (celulose) estão patentes nos projetos "FibraCel" (PTDC/AGR-TEC/4049/2012) e "FibraCel2" (PTDC/AGR-TEC/4814/2014) e acreditamos que constituem uma sólida base para a presente proposta. Ao mesmo tempo que nos focamos nas interações fundamentais envolvidas na dissolução da biomassa agroflorestal, pretendemos desenvolver novos biomateriais, tais como resinas, espumas ou mesmo material proteico. Tendo em conta que o projeto prioriza a utilização de matérias primas da região Algarvia, como resíduos lignocelulósicos do pinho e eucalipto e polpa de alfarroba, esperamos que o seu resultado contribua para a revitalização do sector agro-florestal local. Para tal, o projeto está dividido em quatro tarefas intimamente relacionadas. Inicialmente, será investigado o efeito de diferentes aditivos na solubilidade de polifenóis modelo (Tarefa1). Espera-se que o conhecimento obtido a partir das interações ligninatanino-solvente (e aditivos) seja muito útil na execução da Tarefa 2, onde os polifenóis naturais serão extraídos de resíduos agroflorestais locais, usando métodos convencionais melhorados e outros novos desenvolvidos no decorrer da Tarefa 1. Na Tarefa 3, os polifenóis naturais extraídos serão utilizados no desenvolvimento de novos biomateriais tais como resinas e espumas. Finalmente, a última tarefa considera a reutilização da biomassa remanescente, após a extração de polifenóis, como meio de cultura de proteínas unicelulares, uma potencial fonte proteica alternativa. Diferentes conhecimentos científicos de duas universidades portuguesas (Algarve e Coimbra) e três universidades estrangeiras (Lund, Midsweden e Technion) foram selecionadas para atingir os objetivos propostos no projeto.

Objetivo principal
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Referência do projeto
ALG-01-0145-FEDER-030619
Tipologia
Investigação e Desenvolvimento
Data de aprovação
Data de início/fim
/
Data de prorrogação
Região de Intervenção
Algarve
Centro
Investigador principal
Bruno Medronho
Programa financiador
FCT
CRESC Algarve 2020
Portugal 2020
União Europeia (FEDER)
Tipo de Financiamento
Fundos da União Europeia
Custo total elegível
239372.80
Custo total elegível UAlg
165733.67
Apoio financeiro da União Europeia
128886.73
Financiamento EU UAlg
66293.47
Apoio Financeiro Público Nac./Reg.
110486.07
Financiamento Nac./Reg. UAlg
99440.20
Entidades beneficiárias

Universidade do Algarve (Coordenador)
Universidade de Coimbra

Financiamento