Programa Internacional para a Descoberta dos Oceanos

Dia IODP dá a conhecer contribuição portuguesa

O Dia IODP/ECORD Portugal, que irá realizar-se no dia 3 de novembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, vai ser palco das descobertas científicas mais relevantes dos últimos anos, através da participação de vários convidados nacionais e internacionais. A Universidade do Algarve far-se-á representar, através de professores, investigadores, alunos e antigos alunos, para ficar a conhecer a contribuição portuguesa no Programa Internacional para a Descoberta dos Oceanos.

Como membro do European Consortium for Ocean Research Drilling (ECORD), o maior programa de investigação nas Ciências da Terra, que, por sua vez, se integra no International Ocean Discovery Program (IODP), Portugal, juntamente com mais 26 países, têm vindo a participar em várias missões oceanográficas internacionais que permitiram descobrir novas formas de vida nas profundezas do sedimento, desvendar os padrões da circulação oceânica e clima do passado, ou compreender melhor a estrutura geológica, formação e sedimentação das margens continentais.

Estarão presentes na sessão de abertura Maria Arménia Carrondo, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), João Fonseca Ribeiro, diretor-geral da Política do Mar, e Mário Ruivo, presidente do Comité Português para a COI-UNESCO.

O evento inclui uma apresentação sobre o Programa IODP, pelo diretor da Agência Europeia do ECORD, Gilbert Camoin, seguida de uma ligação em direto ao navio JOIDES Resolution e de uma palestra por Fernando Barriga sobre a participação nacional neste Programa. Da parte da tarde serão apresentadas de duas palestras sobre os resultados obtidos no âmbito deste Programa, proferidas por dois ilustres palestrantes ECORD, Gabriele Uenzelmann-Neben (AWI, Germany) e Jens Kallmeyer (GFZ, Germany).  Serão também apresentados os resultados da investigação realizada pelos cientistas portugueses, através de uma exposição de posters.

Estarão também em exposição três réplicas de cores sobre a Fronteira K-T, Crosta Oceânica e Zona de Falha associada com o Sismo de Tohoku, Japão.

A sessão terminará com uma homenagem a Dr. Hipólito Monteiro e ao Prof. Armando Trigo de Abreu, pelos seus importantes contributos na participação de Portugal neste programa internacional.

O Dia IODP/ECORD Portugal dirige-se a todos os interessados em Ciências da Terra e Ciências do Mar, em particular nas áreas da Geologia, Geofísica, Oceanografia e Microbiologia. O público-alvo inclui professores, investigadores e alunos universitários, professores do ensino secundário e público em geral. Será uma excelente oportunidade para obter informação sobre como se pode participar nas expedições, aceder a amostras para investigação, ou participar nos programas educativos.

Inscrições através do e-mail: diaiodp@cienciaviva.pt

Consultar programa aqui.