Maria João Bebianno integra novo grupo de peritos das Nações Unidas

Share
 

Maria João Bebianno, professora catedrática jubilada da Universidade do Algarve, integra o novo Grupo de Peritos do Processo Regular das Nações Unidas na área do Oceano.

O grupo, que tem como objetivo elaborar um conjunto de policy briefs sobre o 2º Relatório do Estado do Oceano, conta, desde 2016, com representação internacional de Portugal através da participação da investigadora, primeiro elemento desta nacionalidade a integrar o painel.

Recorde-se que este se trata do único relatório a nível mundial que integra todas as vertentes, nomeadamente a vertente ambiental, socioeconómica, a biodiversidade e a sustentabilidade.

Este conjunto de peritos tem ainda em mãos a tarefa de elaborar o 3º Relatório do Estado do Oceano, em articulação com a Década da Ciência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Note-se que o 2º ciclo culminou na elaboração do 2º relatório sobre o estudo de base da avaliação do Estado do Ambiente Marinho disponível aqui.

O grupo de peritos reunir-se-á periodicamente na Sede das Nações Unidas com o objetivo de avaliar não apenas o estado do Ambiente Marinho, mas, também, a investigação e conhecimento produzido nesta área, avaliando a massa crítica existente.