Festival de inovação azul do estuário do Guadiana

Com o objetivo de identificar e promover a economia azul sustentável associada à investigação e à inovação, realizou-se nos dias 15 e 16 de outubro, no edifício da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, o festival “Inovação azul e sustentabilidade no Estuário do Guadiana”.
Share
João Encarnação/UAlg
 

A iniciativa decorreu no âmbito do projeto ATLAZUL- Impulso da Aliança Litoral Atlântica para o Crescimento Azul, apoiado por fundos europeus, geridos no quadro do Programa de Cooperação INTERREG- Espanha e Portugal (POCTEP).

No dia 15, durante a manhã, foi apresentado e debatido o estado atual do conhecimento sobre a zona da Eurocidade do Guadiana, tendo estado presentes representantes portugueses e espanhóis de vários setores da sociedade da zona transfronteiriça do Algarve e Andaluzia. Além de empresários, políticos, técnicos, estudantes, professores e  investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) e do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CINTURS) da Universidade do Algarve, marcaram também presença representantes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), do Instituto de Investigação e Formação Agrária e Pesqueira (IFAPA), da Junta da Andaluzia e Agência de Gestão Agrária e Pesqueira da Andaluzia (AGAPA), do Campus de Excelência Internacional del Mar (CEI-MAR – Cadiz), da Agência Portuguesa do Ambiente - ARH Algarve, entre outros. Na ocasião foi também apresentado o livro de divulgação científica, “À descoberta do estuário do Rio Guadiana”, editado por Delminda Moura, Ana Gomes, Isabel Mendes e Jaime Aníbal, investigadores da UAlg, e uma coleção de postais com espécies invasoras deste estuário da autoria da artista e designer Sarita Camacho.

Durante a tarde foram apresentadas as seis ideias de negócio ou empresas a apoiar no âmbito do concurso de ideias/boas práticas “Inovação Atlazul no Guadiana”, organizado pela Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) da Universidade do Algarve, sob a responsabilidade do seu coordenador Hugo Barros.

O dia 16 de outubro iniciou-se com uma caminhada pelo Sapal de Venta Moinhos, guiada por técnicos do ICNF, para observação de avifauna e da área restaurada da zona de salgado. Posteriormente, realizaram-se visitas às empresas parceiras do evento, exemplo de boas práticas na área do crescimento azul e sustentabilidade na zona do estuário do Guadiana: Nautiber (www.nautiber.pt), Atlantikfish (www.atlantikfish.com) e Terras de Sal (www.terrasdesal.com), em conjunto com Spa Salino 'Água Mãe'. No final da manhã foram divulgados os vencedores do concurso de ideias, tendo sido apoiadas as seguintes ideias: “Salinas tradicionais de Castro Marim - biodiversidade e carbono azul”, “AquaB-Pet”, “BlueZ C Institute”, “Easy Harvest” e “Soft Blue Guadiana”.

​​​​Festival de inovação azul do estuário do Guadiana

Festival de inovação azul do estuário do Guadiana

Festival de inovação azul do estuário do Guadiana


O almoço deste dia foi confecionado pela Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA e deu a conhecer duas espécies invasoras emblemáticas do estuário do Guadiana: a corvina americana e o caranguejo azul.

A sessão de encerramento contou com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), José Apolinário, do presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, da vice-presidente da Câmara de Castro Marim, Filomena Sintra, da diretora do Departamento Regional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Ana Margarida Magalhães, e da investigadora responsável pelo projeto da Universidade do Algarve, Alexandra Teodósio. O evento teve ainda na coordenação operacional os investigadores da UAlg-CCMAR João Pedro Encarnação e Inês Cerveira.

Pretendeu-se, assim, impulsionar a integração territorial, a inovação no setor da economia azul através de mais e melhor investigação, bem como a sustentabilidade dos recursos naturais do Guadiana e zona envolvente, sem esquecer a colaboração transfronteiriça entre Portugal e Espanha. Desta forma, a região poderá constituir um exemplo de boas práticas na área do crescimento azul a nível internacional, com consequências positivas para os desafios societais e de alterações globais.

Este evento, da responsabilidade da Universidade do Algarve, contou com cerca de 60 participantes e foi organizado no seio da Comissão de Cogestão da Reserva do Sapal de Castro Marim e de Vila Real de Santo António. Além dos municípios envolvidos, teve ainda o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), do Turismo de Portugal através da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA, de várias associações locais, como a Associação dos Salgados de Castro Marim, ‘Pedaços de Mar' e a Associação Odiana.

* Projeto apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. www.recuperarportugal.gov.pt

Festival de inovação azul do estuário do Guadiana

Festival de inovação azul do estuário do Guadiana

Festival de inovação azul do estuário do Guadiana


Créditos fotográficos: João Encarnação/UAlg

Relacionadas