Apresentação
Esta Pós-Graduação representa uma forte necessidade por parte das empresas, relativamente à qual não existe atualmente nenhuma formação similar no Ensino Superior Português.

 

O Design e a Prototipagem Rápida, aplicado em impressoras 3D, têm nos últimos anos sofrido um crescimento exponencial em diversas áreas do saber e da produção empresarial e industrial, tendo em conta a sua importância no desenvolvimento de novos produtos de uma forma mais económica e sustentável. As suas áreas de desenvolvimento encontram-se na Engenharia, na Arquitetura, na Medicina, na Agricultura, na Aeroespacial, entre muitas outras áreas.

Assim sendo, o presente Curso de Pós-Graduação, com um carácter formativo teórico-prático muito forte, permite utilizações desde o desenvolvimento do produto, com uma forte componente de sustentabilidade, até à formação de empresas inovadoras.

Funcionamento

O presente Curso será lecionado em sistema B-Learning, quer presencial, quer através de videoconferência, para facilitar a maior participação dos possíveis interessados.

Serão admitidos candidatos regionais, nacionais e internacionais, que dominem a Língua Portuguesa.

Este curso de Pós-graduação, lecionado por Docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia e por empresas especializadas na área e instituições dedicadas ao empreendedorismo, conta com salas de videoconferência, salas de computadores com licenças de software de desenho assistido por computador e laboratórios equipados com máquinas de impressão 3D.

 

Propinas e taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 1200 Euros

Candidatos internacionais*: 2000 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 150 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas são efetuadas através de formulário online.
 
Saídas Profissionais

Neste Curso serão apresentadas diferentes técnicas aplicadas no desenvolvimento da Prototipagem Rápida e no Fabrico Digital e tem como objetivo formar profissionais capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos:

  • No Ensino Básico, Secundário, Politécnico ou Universitário
  • Na Integração em Equipas Multidisciplinares em áreas afins
  • No Desenvolvimento de Protótipos e Novos Produtos
  • Na Gestão, Planeamento e Projeto em áreas afins
  • Na Formação de Novas Empresas Inovadoras nestas e noutras áreas
  • Na Engenharia, Arquitetura, Medicina e Agricultura, entre outras áreas

Licenciados, ou com grau académico superior que trabalhem ou que pretendam trabalhar em áreas afins à Prototipagem e Desenvolvimento de Produtos através da Impressão 3D, em Ambiente Empresarial ou Industrial e no Ensino Básico, Secundário, Politécnico ou Universitário.