Apresentação
Esta Pós-Graduação representa uma forte necessidade por parte das empresas, relativamente à qual não existe atualmente nenhuma formação similar no Ensino Superior Português.

 

O Design e a Prototipagem Rápida, aplicado em impressoras 3D, têm nos últimos anos sofrido um crescimento exponencial em diversas áreas do saber e da produção empresarial e industrial, tendo em conta a sua importância no desenvolvimento de novos produtos de uma forma mais económica e sustentável. As suas áreas de desenvolvimento encontram-se na Engenharia, na Arquitetura, na Medicina, na Agricultura, na Aeroespacial, entre muitas outras áreas.

Assim sendo, o presente Curso de Pós-Graduação, com um carácter formativo teórico-prático muito forte, permite utilizações desde o desenvolvimento do produto, com uma forte componente de sustentabilidade, até à formação de empresas inovadoras.

Funcionamento

O presente Curso será lecionado em sistema B-Learning, quer presencial, quer através de videoconferência, para facilitar a maior participação dos possíveis interessados.

Serão admitidos candidatos regionais, nacionais e internacionais, que dominem a Língua Portuguesa.

Este curso de Pós-graduação, lecionado por Docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia e por empresas especializadas na área e instituições dedicadas ao empreendedorismo, conta com salas de videoconferência, salas de computadores com licenças de software de desenho assistido por computador e laboratórios equipados com máquinas de impressão 3D.

 

Propinas e taxas 2022/2023

Candidatos nacionais: 750 Euros

Candidatos internacionais*: 1 500 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 150 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas são efetuadas através de formulário online, que é disponibilizado no separador "Candidaturas".
 
Saídas Profissionais

Neste Curso serão apresentadas diferentes técnicas aplicadas no desenvolvimento da Prototipagem Rápida e no Fabrico Digital e tem como objetivo formar profissionais capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos:

  • No Ensino Básico, Secundário, Politécnico ou Universitário
  • Na Integração em Equipas Multidisciplinares em áreas afins
  • No Desenvolvimento de Protótipos e Novos Produtos
  • Na Gestão, Planeamento e Projeto em áreas afins
  • Na Formação de Novas Empresas Inovadoras nestas e noutras áreas
  • Na Engenharia, Arquitetura, Medicina e Agricultura, entre outras áreas

Licenciados, ou com grau académico superior que trabalhem ou que pretendam trabalhar em áreas afins à Prototipagem e Desenvolvimento de Produtos através da Impressão 3D, em Ambiente Empresarial ou Industrial e no Ensino Básico, Secundário, Politécnico ou Universitário.