Gestão Marinha e Costeira
O curso de Gestão Marinha e Costeira organiza-se em torno de quatro temas de formação científico-tecnológica fundamentais para a gestão integrada do mar e da costa:
- Conhecimento dos processos marinhos e costeiros;
- Técnicas de aquisição e processamento de dados;
- Exploração sustentável dos recursos do oceano e das zonas costeiras e;
- O Homem e o mar.
O Curso fornece formação similar à de outras universidades europeias no âmbito da gestão do mar e da costa. A internacionalização será fomentada através de parcerias com instituições estrangeiras e os estudantes serão encorajados a candidatarem-se a bolsas de mobilidade. A Universidade do Algarve integra o consórcio CEIMAR (Campus de Excelência Internacional do Mar) com sede na Universidade de Cádis.
Objetivos
O curso de Gestão Marinha e Costeira identifica o Mar como entidade fundamental na regulação do clima, no acolhimento de elevada biodiversidade e, simultaneamente geradora de riqueza, cultura e bem-estar.
É objetivo geral do Curso capacitar os diplomados para gerir de modo sustentável as diversas atividades que se relacionam com o mar.
Competências
Pretende-se que os diplomados de Gestão Marinha e Costeira sejam capazes de intervir e colaborar:
- Na definição das políticas para o mar e para a costa
- Na gestão integrada do mar e do litoral
- Na exploração sustentável e utilização dos recursos marinhos
- Na preservação e valorização do património natural, histórico, cultural e social relacionado com o oceano e as zonas costeiras
Legislação Aplicável
O futuro económico e físico do Mundo e da Europa em particular, está fortemente dependente do conhecimento, do ordenamento e da utilização sustentável dos recursos marinhos e costeiros. Foi este o motivo-chave que conduziu, em setembro de 2015, à submissão da proposta de criação do curso de Gestão Marinha e Costeira ao Senado da Universidade do Algarve que o aprovou por unanimidade. O curso foi criado em 2016, pelo Despacho n.º 5746/2016, publicado no DR, 2ª s, n.º 82, 28 de abril e alterado em 2018 (Aviso n.º 10838/2018, pub DR, 2.ª s, n.º 153, 9 de agosto de 2018, retificado pela Declaração de Retif n.º 347/2018, pub DR, 2ª s, n.º 90, 10 de maio de 2018), alterado em 2020 (Aviso 10893/2020, DR, 2ª s, n.º 144 de 27 de julho).
- Empresas de identificação e exploração de recursos vivos, não vivos e energéticos;
- Empresas de assessoria e peritagem relacionadas com a exploração e ocupação do mar e das zonas costeiras;
- Empresas fornecedoras de serviços que exijam a utilização de tecnologias de observação;
- Empresas de turismo náutico e costeiro;
- Empresas para monitorizar, acompanhar e propor medidas de remediação no que diz respeito à qualidade da água e do substrato sedimentar;
- Empresas de desenvolvimento, fornecimento e distribuição de material de monitorização ambiental;
- Entidades privadas nas áreas energéticas, dos transportes, da identificação e exploração de recursos, do ordenamento dos espaços marítimos e do estudo de impacte ambiental;
- Organismos públicos nacionais e estrangeiros responsáveis pela definição das políticas para o mar e orlas costeiras.
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Campus de Gambelas, 8005-139 Faro
Gabinete de Apoio ao Estudante
Telefone: + 351 289 800 995
Email Diretor de Curso: fctdirlgmc@ualg.pt
Diretor(a)