Colóquio "O Mar: Tradições e Desafios"

-
Campus de Gambelas - Anfiteatro Verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia, edifício 8

“O Mar: Tradições e Desafios” serve de mote para o colóquio inserido nas comemorações do Dia da Marinha, que decorrerá no dia 20 de maio, no Auditório Verde (edifício 8) da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas.

A sessão de abertura, marcada para as 9h30, será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Passaláqua Gouveia e Melo, e pelo Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.

Este encontro científico pretende ampliar o debate em torno do conhecimento do Mar e divulgar a importância das várias Marinhas ao longo dos tempos. Contará com a participação de vários professores e investigadores da Universidade do Algarve, que focarão as suas apresentações em torno da maritimidade, nas suas várias dimensões, intervindo na compreensão do passado e do presente e perspetivando o futuro.

O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio, em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama que neste dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia. Este ano, as comemorações terão lugar na cidade de Faro durante o mês de maio.

Consultar programa aqui.