CIMA lança livro que compila 20 anos de investigação na Ria Formosa

«À Descoberta da Ria Formosa» é um livro que compila num só volume 20 anos de investigação realizada na Ria Formosa pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve e que agora pode ser acedido pelo grande público gratuitamente, online.

Tendo como editores Jaime Aníbal, Ana Gomes, Isabel Mendes e Delminda Moura, investigadores do CIMA, e a chancela da Universidade do Algarve Editora, a informação dispersa em diversos artigos, publicados ao longo de anos, é apresentada nesta obra de forma mais clara, concisa e acessível.

À Descoberta da Ria Formosa

O livro está organizado em 10 capítulos que vão desde a geologia costeira, química marinha, dinâmica biológica, gestão de ambiental, à poluição marinha e ao impacto das atividades antrópicas nos ecossistemas costeiros.

Jaime Aníbal, um dos editores, referiu por ocasião do seu lançamento no Centro de Educação Ambiental de Marim, no âmbito do 44º aniversário do Parque Natural da Ria Formosa, no dia 7 de maio, que “não é um livro monotemático, pretendendo pelo contrário uma abordagem sistémica a um alvo territorial, que neste caso é o sistema lagunar da Ria Formosa”. Este livro, explica, “visa transmitir conhecimentos científicos, em uma linguagem simples, mas cientificamente correta. Esse compromisso às vezes é difícil de alcançar. Portanto, cada capítulo contém caixas de texto que explicam os conceitos menos comuns e também um glossário no final do livro”.

Recorde-se que o CIMA foi fundado em 1998 e rapidamente se tornou num centro de investigação de referência nacional e internacional na área do Mar. Desde a sua fundação, o CIMA conseguiu angariar inúmeros projetos de investigação, de onde resultaram muitas publicações e atividades de divulgação e comunicação de ciência para a sociedade.

Os interessados em adquirir a edição em papel (12 euros), poderão fazê-lo presencialmente na Biblioteca da Universidade do Algarve.

Descarregar livro gratuitamente aqui.