Silhueta de pessoa indiferenciada

Ana Cristina Hurtado de Matos Coelho

Professor coordenador
Centro de Eletrónica, Optoeletrónica e Telecomunicações
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID
Centro de Eletrónica, Optoeletrónica e Telecomunicações
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Ana Cristina Hurtado de Matos Coelho é doutorada em Bioquímica pela Universidade do Algarve, com especialidade em Biologia Celular e Molecular, desde 2004. É mestre em Química Celular (1997) pela Universidade do Algarve e licenciou-se em Bioquímica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 1990. Defendeu as provas públicas para Professora Coordenadora do Ensino Superior Politécnico em 2010, e exerce o cargo na ESEC da Universidade do Algarve. Participa em vários órgãos de gestão na Universidade do Algarve, designadamente, diretora do Departamento de Ciências Exatas, Naturais e do Desporto da ESEC, conselheira no Conselho Geral da UAlg, membro eleito do Conselho Técnico-Científico da ESEC, membro das Comissões de Avaliação dos docentes, entre outros. Os domínios de atuação científica e profissional estão inseridos nas Ciências Biológicas e na Educação em Ciências e é membro integrado do Centro de Investigação em Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações da UALG (CEOT; http://www.fct.ualg.pt/investigacao/ci/ceot). Publicou vários artigos em revistas da especialidade no domínio da interação entre plantas e agentes patogénicos, mais especificamente, na interação entre o sobreiro (Quercus suber) e o oomiceta Phytophthora cinnamomi. Os estudos efetuados incidem sobre a caracterização de genes envolvidos na resposta de defesa do hospedeiro ao agente patogénico, nos modelos de mecanismos moleculares de defesa, na biodiversidade molecular e no declínio do sobreiro. Integra como investigadora vários projetos de investigação dedicados à interação entre plantas e parasitas e também à identificação de marcadores moleculares relacionados com a adaptação das plantas lenhosas às alterações climáticas. As atividades de lecionação e de orientação de trabalhos académicos estão circunscritos ao domínio da Educação em Ciências. Neste domínio já ganhou dois prémios, vendo desta forma o seu trabalho reconhecido. Os trabalhos relacionados com a comunicação e a educação em ciências têm sido publicados em revistas da especialidade e incidem sobre as estratégias de intervenção em contexto educativo, a criatividade, a resolução de problemas, a conceção de filmes de animação, entre outros.

Atividades

Atividades
2018/01/18 - 2019/01/18. Orientação. As estratégias das crianças na resolução de problemas em ciências.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2017/06/17 - 2018/06/17. Orientação. Competências na formação de grupos de sólidos geométricos, avaliadas individualmente e em grupo, na educação pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2017/05/22 - 2018/05/22. Orientação. Animação produzida por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, usada como recurso didático na aprendizagem de conceitos de astronomia.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2017/03/30 - 2018/03/30. Orientação. As atividades experimentais no jardim de infância Hortas Pedagógicas.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016/12/20 - 2017/12/20. Orientação. O procedimento científico de observação utilizado como ferramenta de promoção da sensibilização ecológica.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016/12/20 - 2017/12/20. Orientação. Indagar da vontade espontânea das crianças para a realização de atividades no domínio das ciências.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016/01/13 - 2017/01/13. Orientação. Estudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015/01/18 - 2016/01/18. Orientação. Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015/01/12 - 2016/01/12. Orientação. Sabem as crianças posicionar-se na terra e no sistema solar? Talvez!.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014/09/23 - 2015/09/23. Orientação. Uma cultura de caracóis como recurso didático para crianças em idade pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014/03/26 - 2015/03/26. Orientação. Estratégias de intervenção para ajudar uma criança de 3 anos a lidar com situações de frustração.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014/03/24 - 2015/03/24. Orientação. Diálogo entre as ciências naturais e a matemática no jardim do jardim de infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014/03/23 - 2015/03/23. Orientação. A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2013/03/14 - 2014/03/14. Orientação. A sesta em crianças em idade pré-escolar: influência na realização de uma atividade didática.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2011/01/10 - 2012/01/10. Orientação. A aprendizagem do sistema circulatório humano no 6º ano de escolaridade do ensino básico: um estudo exploratório.Dinamização das Ciências em Contexto Escolar (Mestrado). Orientador.

Projetos

Projetos
2020/03/15 - 2023/03/15. SensWorking Project: redes de sensores para monitorização biológica. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Electronica Optoelectrônica e Telecomunicacoes.
2018/11/12 - 2021/11/11. SourUnion, 9471 - RIDTI. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Electronica Optoelectrônica e Telecomunicacoes.
2018/09/27 - 2021/09/26. Keep Pace, 9471 - RIDTI. Universidade do Algarve; Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.
2012/03/21 - 2015/09/20. Uma abordagem integrada para identificar genes reguladores da resposta a stress em sobreiro (SuberStress), 3599-PPCDT. Universidade Nova de Lisboa Instituto de Tecnologia Química e Biológica; Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia; Universidade de Aveiro; Universidade do Minho; Universidade do Algarve.
2009/10/01 - 2010/10/31. Consórcio ESTs do Sobreiro - Stress Biótico: resposta radicular à infecção por Phytophthora cinnamomi, 3599-PPCDT. Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia; Universidade do Algarve.

Produções

Coelho, Ana Cristina; Pires, Rosa; Schütz, Gabriela; Santa, Cátia; Manadas, Bruno; Pinto, Patrícia. 2021. "Disclosing proteins in the leaves of cork oak plants associated with the immune response to Phytophthora cinnamomi inoculation in the roots: A long-term proteomics approach". PLOS ONE, 16 (1). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0245148
Vanhove, Mathieu; Pina-Martins, Francisco; Coelho, Ana Cristina; Branquinho, Cristina; Costa, Augusta; Batista, Dora; Príncipe, Adriana; et al. 2021. "Using gradient Forest to predict climate response and adaptation in Cork oak". Journal of Evolutionary Biology, 00: 1-14. https://doi.org/10.1111/jeb.13765
Danhão, Elizabeth Aparecida Assis Brandão; Frenedozo, Rita Cássia; Schimiguel, Juliano; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos. 2019. "Influência de objetos digitais de aprendizagem nas concepções de conceitos de Zoologia, uma experiência em Portugal". Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 10 (4): 89-100. https://doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2434
Conceição, A. C.; Coelho, A. C.; Gonçalves, C. D.. 2019. "Estratégia Pedagógica no Ensino Superior baseada no conceito de aprendizagem ativa". Em Ensino-Aprendizagem de Ciências e suas Tecnologias, 9-25. 1ª ed. Jundiaí: Jundiaí: Edições Brasil/Editora Fibra. http://www.edicoesbrasil.com.br/livros/verProduto/82
Sousa, J.; Vinagre, A.; Coelho, A. C.. 2019. "Competências das crianças na formação de grupos de sólidos geométricos". Em e-book Ensino-Aprendizagem de Ciências e suas Tecnologias, 26-42. 1ª ed. Jundiaí: Jundiaí: Edições Brasil/Editora Fibra. http://www.edicoesbrasil.com.br/livros/verProduto/82
Graça, M. E.; Correia, G.; Coelho, A. C.. 2019. "Equilíbrios e desequilíbrios no Montado – Filme em animação sobre o declínio do sobreiro em Portugal". Em e-book Ensino-Aprendizagem de Ciências e suas Tecnologias, 58-71. 1ª ed. Jundiaí: Jundiaí: Edições Brasil/Editora Fibra. http://www.edicoesbrasil.com.br/livros/verProduto/82
Danhão, E. A. A. B.; Frenedozo, R. C.; Schimiguel, J.; Coelho, A. C.. 2019. "Desempenho educacional com Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de ciências". Em e-book Ensino-Aprendizagem de Ciências e suas Tecnologias, 99-113. 1ª ed. Jundiaí, Brasil: Jundiaí: Edições Brasil/Editora Fibra. http://www.edicoesbrasil.com.br/livros/verProduto/82
Coelho, Ana Cristina; Cavaco, Teresa; Gonçalves, Carla Dionísio; Horta, Maria Helena; Baião, Ana; Correia, Raquel; Vinagre, António. 2018. "Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar: Uma estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à comunidade". https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/14069
Coelho, Ana Cristina. 2018. "Aspetos celulares/genéticos da doença do declínio do sobreiro".
Danhão, E.A.A.B.; Frenedozo, R.C.; Schimiguel, J.; Coelho, A. C.; Calejon, L.M.C.. 2017. "La concepción de naturaleza según las miradas de comenius y vygotsky: una ayuda en la preservación ambiental.". Bio-grafia. Escritos sobre la Biologia Y su Enseñanza, Edición Extraordinaria, 1386-1394. http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/7313/5969
Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena. 2016. "Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar". https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8755
Hardoim, P. R.; Guerra, R.; Rosa da Costa, A. M.; Serrano, M. S.; Sánchez, M. E.; Coelho, A. C.. 2016. "Temporal metabolic profiling of the Quercus suber
-Phytophthora cinnamomi
system by middle-infrared spectroscopy". Forest Pathology, 46 (2): 122-133. https://doi.org/10.1111/efp.12229
Pereira-Leal, Jose B.; Abreu, Isabel A.; Alabca, Claudia S.; Almeida, Maria Helena; Almeida, Paulo; Almeida, Tania; Amorim, Maria Isabel; et al. 2014. "A comprehensive assessment of the transcriptome of cork oak (Quercus suber) through EST sequencing". https://doi.org/10.1186/1471-2164-15-371
Oßwald, W.; Fleischmann, F.; Rigling, D.; Coelho, A. C.; Cravador, A.; Diez, J.; Dalio, R. J.; et al. 2014. "Strategies of attack and defence in woody plant-Phytophthorainteractions". Forest Pathology, 44 (3): 169-190. https://doi.org/10.1111/efp.12096
Coelho, A. C.; Horta, M.; Ebadzad, G.; Cravador, A.. 2011. "Quercus suber – P. cinnamomi interaction: hypothetical molecular mechanism model". New Zealand Journal of Forestry Science, (41S): S143-S157. http://www.scimagojr.com/
Coelho, A. C.. 2009. Estudo da biodiversidade molecular de Quercus suber e caracterização de genes envolvidos na resposta de defesa à infecção por Phytophthora cinnamomi. 1ª ed. Penafiel, Portugal: Editorial Novembro . http://www.novembro.pt
Horta, Marília; Sousa, Nelson; Coelho, Ana C.; Neves, Dina; Cravador, Alfredo. 2008. "In vitro and in vivo quantification of elicitin expression in Phytophthora cinnamomi". Physiological and Molecular Plant Pathology, 73 (1-3): 48-57. https://doi.org/10.1016/j.pmpp.2009.02.003
Coelho, Ana Cristina; Lima, M. B.; Neves, D.; Cravador, Alfredo. 2006. "Genetic diversity of two evergreen oaks [Quercus suber (L.) and Quercus ilex subsp rotundifolia (Lam.)] in Portugal using AFLP markers". https://doi.org/10.1515/sg-2006-0016
Coelho, A.C.; Horta, M.; Neves, D.; Cravador, A.. 2006. "Involvement of a cinnamyl alcohol dehydrogenase of Quercus suber in the defence response to infection by Phytophthora cinnamomi". Physiological and Molecular Plant Pathology, 69 (1-3): 62-72. https://doi.org/10.1016/j.pmpp.2007.01.001
Coelho, Ana Cristina. 2004. "Estudo da biodiversidade molecular de Quercus suber e caracterização de genes envolvidos na resposta de defesa à infecção por Phytophthora cinnamomi". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/5272
Coelho, A.C.; Cravador, A.; Bollen, A.; Ferraz, J.F.P.; Moreira, A.C.; Fauconnier, A.; Godfroid, E.. 1997. "Highly specific and sensitive non-radioactive molecular identification of Phytophthora cinnamomi". Mycological Research, 101 (12): 1499-1507. https://doi.org/10.1017/s0953756297004711
 

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