REACH

APRESENTAÇÃO GERAL

Os produtos químicos são um componente essencial na nossa sociedade e contribuem indiscutivelmente para o nosso bem-estar e prosperidade. No entanto, alguns produtos químicos podem ser gravemente prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente se não forem usados adequadamente. Ao longo dos anos um grande número de substâncias foram produzidas e colocadas no mercado Europeu, e no entanto a informação sobre os riscos que estas substâncias colocam à saúde humana e ambiente é ainda insuficiente. É necessário preencher estas lacunas de informação e implementar medidas de gestão de risco para proteger pessoas e ambiente. Estas são algumas das razões que tornam a gestão e regulamentação de produtos químicos extremamente importante. As normas Europeias para a utilização segura de produtos químicos, REACH - “Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemical Substances”, são reconhecidas mundialmente. Começaram a ser implementadas em 2007, tendo gerado uma procura de profissionais qualificados para as compreender e implementar correctamente.
O mestrado Erasmus Mundus ChIR foi criado para responder a esta procura. O curso é gerido pelo consórcio coordenado pela Universidade do Algarve e incluindo a Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade de Bolonha (Itália) e Universidade de Heriot-Watt (Escócia). Os parceiros associados incluem universidades no Brazil, EUA, e China, associações industriais, centros de investigação e empresas em diversos países Europeus.

OBJETIVOS

O objectivo do curso ChIR é formar profissionais com as ferramentas e os conhecimentos, do ponto de vista científico, económico e regulador, necessários à gestão segura e responsável de produtos químicos, correspondendo à legislação internacional sobre utilização de substâncias químicas, em particular as normas Europeias REACH.

COMPETÊNCIAS 
No final do curso os estudantes terão: - uma sólida compreensão dos regulamentos internacionais para o uso de substâncias químicas; - compreensão dos princípios subjacentes ao design de novos produtos químicos; - capacidade para planear a comercialização de novos produtos químicos; - compreensão dos princípios subjacentes à implementação industrial de novos processos - capacidade de avaliar riscos ambientais e humanos derivados de produtos químicos nomeadamente: a sua toxicidade sobre humanos e sobre o ambiente, riscos de reactividade química e riscos físicos. - compreensão sobre a economia global envolvendo a indústria química.

SAÍDAS PROFISSIONAIS 

As normas REACH afectam toda a produção e importação de produtos químicos para a União Europeia. A grande procura de profissionais com as qualificações oferecidas pelo ChIR promete excelentes perspectivas de empregabilidade: por parte das empresas Europeias que produzem ou importam produtos contendo substâncias químicas, por parte da indústria não Europeia que pretenda colocar os seus produtos químicos na Europa, e por parte dos organismos reguladores na Europa a nível regional e nacional. Adicionalmente, o ambiente multicultural característico de um curso Erasmus Mundus proporciona aos estudantes EM ChIR uma experiência internacional de valor inestimável para as empresas no mercado global.

COMISSÃO DE CURSO 

Professora Doutora Isabel Cavaco

FILME