Apresentação
O doutoramento insere-se na área científica de Engenharia Eletrotécnica, pretendendo-se que o doutorando adquira métodos de trabalho associados à eletrotecnia, que produza investigação original, desenvolva capacidade crítica, e que o progresso tecnológico a desenvolver seja difundido na comunidade científica de elevada qualificação, promovendo a academia e os centros de investigação que sustentam a investigação dos orientadores.

Objetivos

  • Preparar profissionais para a liderança em carreiras de investigação e desenvolvimento na indústria, universidades e iniciativas empresariais independentes

Funcionamento

O curso funciona em modo tutorial.

Os relatórios e seminários ocorridos no final da unidade curricular Formação Avançada, no final do 1º ano letivo, são em Inglês. Apesar de não ser obrigatório, a maioria dos alunos opta pela escrita da dissertação em Inglês, facilitando assim a sua discussão perante avaliadores internacionais.

As principais áreas de investigação que suportam os projetos de dissertação do doutoramento estão a alicerçadas em unidades I&D de excelência e em redes de colaborações, que possibilitam a realização de investigação com carater multidisciplinar e de impacto na academia.

A título exemplificativo, podem referir-se as seguintes áreas de investigação:

  • Acústica submarina com atividade na monitorização e proteção do meio marinho, aquisição e transmissão de dados, monotorização, redes de sensores oceânicos, monitorização da vida marinha e da biodiversidade costeira, o aproveitamento energético, a monitorização e controlo ambiental, a observação e modelação de fenómenos oceânicos;
  • Processamento de sinais biomédicos, cuja atividade vai desde a extração de informação de sinais biomédicos, quer adquiridos em bases de dados clínicas como por sensores corporais (IoT) ou por simulação, ao desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão clínica baseada em metodologias de computação inteligente;
  • Sistemas Inteligentes com uma atividade relevante na área do controlo inteligente de edifícios e na gestão de recursos energéticos renováveis.

Legislação Aplicável

Criado em 2009 (Deliberação n.º 942/2009, publicada no DR, 2.ª s, n.º 64, de 1 de abril 2009) e alterado em 2014 (Aviso n.º 8499/2014, publicado no DR, 2ª s, n.º 140, 23 de julho). Alterado em 2021 (Aviso n.º 11197/2021, publicado em DR, 2.º s, n.º 116, 17 de junho)

Propina anual e taxas 2024/2025

Candidatos nacionais: 1500 Euros

Candidatos internacionais*: 4000 Euros

Taxa de candidatura: 100 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 275 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.


* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas ao curso de Doutoramento estão abertas em permanência. Formulário disponível no separador "Candidaturas".
 
Saídas Profissionais
  • Empresas de engenharia eletrotécnica
  • Consultoria
  • Laboratórios
  • Centros de investigação ou carreira académica